Dados do Share of Ear atualizados do segundo trimestre de 2025 da Edison Research mostram que o rádio AM/FM está na liderança na batalha pelo áudio automotivo, mesmo com o Apple CarPlay e o Android Auto tentando forçar uma mudança de direção para os consumidores americanos.
Entre os motoristas sem CarPlay ou Android Auto em seu veículo principal, a Edison descobriu que AM/FM representa 62% de todo o tempo de áudio no carro . Com a tecnologia instalada, o rádio tradicional ainda detém a maior participação, mas cai para 47%.
Tanto o streaming quanto a SiriusXM registram ganhos com painéis conectados. O streaming sobe de 12% sem CarPlay/Android Auto para 20% com a tecnologia presente. A SiriusXM também sobe de 13% para 20%. Curiosamente, os podcasts não apresentam grande aumento, com um ligeiro aumento, de 4% para 5%.
“Outras” formas de áudio, como CDs e audiolivros, caem de 9% para 8%.
Edison afirma que pouco mais de um terço dos americanos com mais de 13 anos já têm CarPlay ou Android Auto em seu veículo principal. Entre os adultos com mais de 18 anos, 83% dos que têm acesso aos sistemas os utilizam, o que demonstra a rapidez com que os motoristas adotam a tecnologia de painel assim que ela se torna disponível.
Essas descobertas ilustram a importância de legislações como a Lei de Rádio AM para Todos os Veículos, que visa preservar a presença de mídia gratuita nos painéis, especialmente enquanto a Apple e o Google expandem seu controle sobre o painel.
Em maio, a Apple lançou o CarPlay Ultra , um sistema que pode substituir completamente a interface de uma montadora. Ele permite que os motoristas gerenciem mapas, controles de climatização e acessem rádio AM, FM, HD e via satélite, tudo dentro do ecossistema da Apple. O Google está seguindo um caminho semelhante. A versão mais recente do Android Auto inclui o recurso “Rádio do Carro” que integra o rádio terrestre diretamente à sua plataforma.
*Fonte: Cameron Coats via RadioINK