Evento tem como foco os três pilares do turismo: inovação, preservação ambiental e valorização cultural
Muitas reflexões e debates sobre o setor turístico brasileiro vão movimentar Belo Horizonte nos dias 1º, 2 e 3 de outubro. Neste período, a capital mineira recebe o 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, um evento que ganha destaque e se consolida como referência nacional na integração entre inovação, preservação ambiental e valorização dos territórios, fortalecendo a imagem de Minas Gerais como polo cultural.
Com uma programação que combina palestras, experiências culturais e eixos temáticos voltados às boas práticas e soluções inovadoras, a edição de 2025 acontece no Centro de Convenções da CDL-BH, onde o público irá acompanhar os painéis com especialistas. Um dos destaques deste ano será o terceiro dia do evento, com um momento reservado para imersão no Instituto Inhotim.
Nos dois primeiros dias, nomes renomados do setor turístico nacional e referências regionais se reúnem em painéis temáticos sobre economia criativa, governança cultural e turística, patrimônio vivo, experiências imersivas, ESG (ambiental, social e governança), financiamento e políticas públicas para o turismo sustentável. A agenda inclui lançamentos, encontros setoriais e visitação ao Circuito Liberdade.
As inscrições para a segunda edição do evento estão disponíveis na plataforma Sympla. Integrado à agenda da COP30, o Congresso faz parte do Plano Diretor do Turismo Verde que pretende estimular práticas ESG e estabelecer diálogos com lideranças públicas, empresariais e sociais engajadas na pauta ambiental.
Durante o evento, serão realizados o Encontro das Instâncias de Governança Regional e o Fórum de Políticas Públicas para o Turismo Sustentável, com presenças de lideranças de todo o Brasil.

Presenças já confirmadas
Os painéis temáticos do evento têm nomes de destaque da cultura, turismo e gestão pública, como Tereza Lemos (Feicitur-MG), Janilton Prado (Rede de Gestores Municipais de Cultura), Marília Machado e José de Oliveira Jr (Secult-MG). Também estão confirmados José Márcio Barros (PUC Minas), Virgínia Câmara (Museu Clube da Esquina), Mariana Gontijo (O Tacho/Roça Grande), Lucas Xavier (Sensações Turismo) e Renato Lana (Sebrae-MG). A lista inclui ainda Luísa Cardoso Barreto (Codemge), Anamélia Tagliatferri (Invest Minas), Júlia Rebouças (Instituto Inhotim), Fernanda de Melo (Green Key), Paulo Augusto Albuquerque (Embratur), Rodrigo Cezário (CezarioESG), Bárbara Botega (Secom-MG) e Alexandre Garrido (ISO/ABNT), e Mônica Silva (Efkaz Turismo).
Organização e Rede Parceira
O 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável é uma ação do Plano Diretor do Turismo Verde de Minas Gerais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com organização de Cezário ESG e Efkaz Turismo.
A iniciativa conta ainda com o apoio de parceiros estratégicos como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIHMG, Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais-ABAV-MG, Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais (Sindetur-MG), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Feicitur-MG), Green Key, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Instituto Inhotim, Circuito Cultural Liberdade, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL-BH) e Rede Minas e Rádio Inconfidência (que integram a Empresa Mineira de Comunicação).
Outras informações sobre o Congresso e programação completa estão disponíveis nas redes sociais @ctcsustentavel.