CEO do Spotify, Daniel Ek. Foto: RadioINK/Reprodução
Mudança formaliza modelo de gestão já adotado desde 2023 e marca nova fase da plataforma de streaming
O Spotify está reformulando sua liderança. O fundador Daniel Ek deixará o cargo de CEO para assumir o cargo de presidente executivo em 2026, transferindo o controle diário para dois assessores de longa data que já vinham direcionando a empresa nos bastidores.
Gustav Söderström, copresidente e diretor de Produtos e Tecnologia, e Alex Norström, copresidente e diretor de Negócios, foram nomeados codiretores executivos. Söderström e Norström, ambos com mais de 15 anos de experiência no Spotify, também integrarão o Conselho de Administração da empresa, sujeito à aprovação dos acionistas.
A empresa observou que a mudança formaliza a forma como o Spotify opera desde 2023, com os copresidentes supervisionando a estratégia e as operações. Como presidente executivo, Ek se concentrará na alocação de capital, na visão de longo prazo e no apoio à liderança sênior.
Ek disse:
“Sempre acreditei que o Spotify poderia desempenhar um papel importante na revolução da música eletrônica em todo o mundo e, com mais de 700 milhões de usuários, realmente traçamos um novo rumo, levando criatividade a todos os cantos do planeta. Nos últimos anos, deleguei grande parte da gestão diária e da direção estratégica do Spotify para Alex e Gustav, que moldaram a empresa desde os primeiros dias e agora estão mais do que prontos para guiar nossa próxima fase. Essa mudança simplesmente alinha os cargos à forma como já operamos. Na minha função como Presidente Executivo, me concentrarei no longo prazo da empresa e manterei o Conselho e nossos co-CEOs profundamente conectados por meio do meu engajamento.”
O Diretor Independente Líder do Spotify, Woody Marshall, acrescentou:
“O Conselho vem trabalhando em estreita colaboração com Daniel na evolução da estrutura de liderança do Spotify há vários anos. Temos enorme confiança em Alex e Gustav ao assumirem essas funções. Cada um deles tem mais de 15 anos de empresa e foi fundamental para impulsionar nosso sucesso e permitir que o Spotify liderasse nosso setor. Também estamos entusiasmados com o envolvimento ativo de Daniel, que dará ao Spotify tanto a liderança estratégica liderada pelo fundador quanto a mentoria aos co-CEOs, à medida que a empresa continua a inovar e crescer.”
Em uma declaração conjunta, os novos co-CEOs afirmaram:
“Trabalhamos juntos há muito tempo e acompanhamos o Spotify em muitos capítulos diferentes. Há quase três anos, quando assumimos nossas funções como copresidentes, incumbimos nossas equipes de se concentrarem incansavelmente em construir a melhor e mais valiosa experiência disponível em qualquer lugar, e essa ambição não mudou. Embora tragamos experiências e perspectivas diferentes para a função de CEO, ambos temos uma forte inclinação para a ação e mal podemos esperar para começar, sabendo que teremos a parceria total e o apoio contínuo do Daniel.”
As mudanças na liderança entram em vigor em 1º de janeiro.
*Informações: RadioINK