Maurício Almeida, presidente da Watch, comanda o Conselho Anti-Pirataria da Abotts. (Crédito: Divulgação)
A Associação Brasileira de OTT (Abotts) criou o Conselho Anti-Pirataria com a missão de combater a pirataria no mercado de OTT e Streaming. Maurício Almeida, presidente da Watch, aplicativo de streaming para provedores de internet (ISPs), foi o escolhido para liderar o novo conselho. A atuação será independente, mas em consonância com o trabalho desenvolvido pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).
O foco do conselho é a proteção do ecossistema de OTT e Streaming por meio da colaboração com o mercado, órgãos competentes e entidades representativas da cadeia de produção e distribuição de conteúdo audiovisual. O objetivo é apoiar a identificação de soluções que combinem regulação, tecnologia e comunicação para proteger a cadeia produtiva, preservar empregos e assegurar um mercado sólido, sustentável e inovador para o setor audiovisual.
Segundo a Abotts, a pirataria de conteúdo audiovisual no Brasil afeta a cadeia de produção de streaming e os consumidores. Os clientes podem contratar serviços sem saber que são piratas, serem afetados pela má qualidade dos serviços e correr o risco de ter dados roubados por códigos maliciosos que acompanham as TVs box vendidas no país.
A entidade entende que o combate à pirataria no audiovisual e nos serviços OTT, que oferecem conteúdo por meio de assinaturas, patrocinado ou gratuito, não tem uma solução única, mas sim um conjunto de frentes de trabalho e medidas que podem restringir e desencorajar diversos elos da cadeia, desde fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de “tecnologias piratas” até os consumidores.
Maurício Almeida declarou que:
“Políticas de combate à pirataria são urgentes não apenas para proteger os direitos das produtoras, mas também para garantir que os usuários estejam em ambientes seguros, com qualidade e confiabilidade. O streaming pode transformar a realidade de muitas pessoas. Portanto, meu papel como líder do conselho é permitir que conteúdos educativos, culturais e informativos cheguem a lugares onde antes não havia acesso, incluindo modelos diversos, regionais e integrados à realidade das pessoas”.
A presidente da Abotts, Yassue Inoki, afirmou que a chegada de Maurício Almeida para liderar o Conselho Anti-Pirataria representa um marco para a entidade.
“Estamos estruturando um espaço de diálogo e ação conjunta com todo o ecossistema, e contar com a experiência e credibilidade dele nos fortalece para enfrentar esse desafio com seriedade e consistência.”
O Conselho Anti-Pirataria da Abotts se propõe a ser um aliado no combate à pirataria, atuando na identificação de soluções que unam regulação, tecnologia e comunicação em prol do setor audiovisual.
*Fonte: TelaViva