Os alunos da Escola Municipal Amynthas Jacques de Moraes, do distrito de Lobo Leite, em Congonhas, conheceram de perto o universo do rádio. As turmas do 3º e 4º anos visitaram, na segunda quinzena de outubro, as emissoras Colonial FM, em Congonhas, e Inconfidência, em Belo Horizonte.
Com olhares atentos, os estudantes que têm entre 8 e 9 anos de idade, interagiram com os comunicadores, exploraram os corredores das emissoras e conheceram as redações onde funciona o setor de jornalismo.
As visitas fazem parte do Projeto Educação Patrimonial Lobo Leite, que é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Gerdau, e apoio da Prefeitura de Congonhas. Nesta terceira edição o projeto promove oficinas de locução e edição de áudio no ambiente estudantil e também na comunidade.
Durante as atividades, os participantes gravaram os episódios do podcast Vozes de Lobo Leite, que serão disponibilizados nas principais plataformas de áudio. Conduzidos pelo jornalista e professor de locução Leo Cardoso, os encontros vêm despertando cada vez mais a atenção das crianças, como explica o especialista.
“Normalmente, crianças nessa faixa etária são mais tímidas e demonstram certa vergonha ao ler em voz alta. Mas a experiência com os alunos de Lobo Leite me surpreende a cada visita, pois todos querem participar e gravar no estúdio móvel montado na sala de aula”, afirma.
Visita à rádio Inconfidência
Guiada pela jornalista e pesquisadora do rádio, Velise Maciel, a visita à Inconfidência não ficou só na teoria. Os alunos gravaram o primeiro episódio do podcast Vozes de Lobo Leite, direto dos estúdios da emissora, que completa 90 anos em 2026.
“Temos uma programação que preza pela educação e o patrimônio. Receber estudantes que trabalham essas questões aliadas à comunicação nos deixa muito felizes. Aqui, eles puderam acompanhar o funcionamento da rádio e conhecer um pouco da nossa história, que também faz parte da memória dos mineiros”, disse Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, gestora da Rádio Inconfidência e da Rede Minas.
Os alunos aproveitaram a visita ao prédio para conhecer e explorar também as instalações da Rede Minas.


Por dentro da Colonial
Os estudantes foram recebidos pelo próprio dono da rádio, Augusto Silva Filho, que fez questão de apresentar e contar parte da história da emissora, que está no ar desde 1990. Orgulhoso, ele destacou a importância de aproximar os jovens do universo radiofônico e ressaltou que o rádio continua forte, se reinventando a cada dia.
“É essa juventude que precisa conhecer o rádio e ver sua força — um rádio moderno, dinâmico, que agora também tem imagem, e se consolida como um meio multiplataforma”, destacou.


O Projeto
O Projeto Educação Patrimonial entra em sua terceira edição, consolidando ações voltadas para o fomento e valorização do patrimônio cultural de municípios mineiros, que nesta temporada foi direcionado à Lobo Leite, distrito de Congonhas. A programação contempla oficinas de rádio, locução e edição de áudio, voltadas a estudantes da Escola Municipal Amynthas Jacques de Moraes e à comunidade de Lobo Leite. O resultado desse trabalho coletivo será o podcast Vozes de Lobo Leite, disponível, em breve, nas principais plataformas de áudio.
Em seu terceiro ano consecutivo, a programação do projeto se ampara na educação para o patrimônio cultural, fazendo uso de ferramentas de cunho educacional e artísticos como recurso fundamental para fortalecer identidades, valorizar a diversidade e ampliar possibilidades de reconhecimento das diversas riquezas que formam a comunidade local.
A gestão e produção são da Cristina Cairo Arquitetura e Através Gestão Cultural.



