O consumo de áudio digital na América Latina segue em crescimento expressivo e cada vez mais liderado por grupos de comunicação brasileiros. É o que mostra o Relatório de Insights de Áudio LATAM 2025, divulgado pela Triton Digital, que revelou tendências do setor com base em dados de janeiro a agosto deste ano. Entre os destaques, estão a liderança do gênero jornalístico entre os podcasts (com 35% da audiência total) e a presença de grandes nomes nacionais entre os 10 maiores grupos de streaming de rádio ao vivo da região. A análise inclui as performances de players como Rádios Grupo Globo (CBN e Rádio Globo RJ), Grupo Bandeirantes e o Grupo Camargo de Comunicação, responsável por emissoras como 89 FM A Rádio Rock, Alpha FM, Rádio Disney e, mais recentemente, a TMC FM.
No cenário de podcasting on demand, o destaque brasileiro vai para o Rádios Grupo Globo, que aparece entre as maiores redes da América Latina em volume médio de downloads semanais. Segundo o relatório, o grupo contabilizou 1,25 milhão de downloads por semana, ocupando a segunda colocação geral entre os principais produtores de podcasts da região. A presença no topo é impulsionada por programas jornalísticos, como “As Notícias Mais Recentes da CBN” e “Repórter CBN”, alinhados à tendência regional de consumo de conteúdos informativos.
De acordo com a Triton Digital, o gênero notícias lidera com 35% da preferência dos ouvintes de podcasts na América Latina, seguido por comédia (14%), ficção (8%), sociedade e cultura (8%) e esportes (6%). Outros segmentos relevantes incluem educação, crimes reais, espiritualidade, negócios, saúde e história, reforçando a diversidade de temas que compõem o universo on demand da região.

Outras marcas nacionais também foram observadas na análise da Triton Digital, como a Folha de S.Paulo, que figura entre os principais produtores com títulos como “Boletim Folha” e o estreante “O Síndico”, este último listado entre as maiores estreias do ano, ao lado de conteúdos da Prisa Radio e Grupo Globo.
No ambiente de streaming de rádio ao vivo, o estudo apresenta os grupos brasileiros entre os 10 maiores publicadores da América Latina, com base nas sessões ativas médias e no total de horas de escuta acumuladas (TLH).
O Grupo Bandeirantes, responsável por emissoras como Band FM, BandNews FM, Rádio Bandeirantes, entre outras, figura na 8ª posição geral, com média de 17.937 sessões ativas e mais de 8,5 milhões de horas de escuta acumuladas no período.
Já o Grupo Camargo de Comunicação, que recentemente consolidou a operação de marcas como 89 FM A Rádio Rock, Alpha FM, Rádio Disney e a recém-lançada TMC FM, aparece pela primeira vez no ranking da Triton, ocupando a 10ª colocação, com 15.517 sessões ativas e um total de 5 milhões de horas de escuta entre janeiro e agosto deste ano.

O levantamento da Triton ainda reforça o protagonismo da Prisa Radio, com liderança absoluta tanto no podcasting quanto no streaming, e destaca que 51% do consumo de rádio via streaming ocorre em dispositivos móveis, seguido por computadores/laptops (29%) e alto-falantes inteligentes (17%).
Com o crescimento das plataformas de áudio digital e o avanço da medição padronizada, o relatório aponta para um cenário de profissionalização e expansão do setor na América Latina. E os dados confirmam a participação relevante das redes brasileiras nesse ecossistema, tanto na oferta de conteúdos sob demanda quanto na transmissão ao vivo via internet.
*Fonte: tudoradio.com

