Empregos no setor de Comunicação cresce 2,15% e alcança mais de 417,3 mil contratações em 2025

Foto: Getty Images

O setor de Informação e Comunicação, que engloba as áreas de telecomunicações e radiodifusão, registrou crescimento de 2,15% nas contratações entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. No total, foram gerados 417,3 mil empregos formais no segmento, conforme dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e analisados pelo Ministério das Comunicações.

O aumento evidencia o avanço e a relevância do setor na geração de oportunidades e no fortalecimento da economia digital. O segmento também apresentou saldo positivo na geração de postos formais, com a criação de 26,1 mil novas vagas no período, conforme os mesmos dados do levantamento.

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, os resultados consolidam o papel estratégico do setor. “Esses números mostram a força e a relevância da comunicação no desenvolvimento do Brasil. Cada novo emprego representa não só renda, mas inclusão, acesso à informação e oportunidades. Estamos promovendo a expansão da conectividade e gerando empregos qualificados em todas as regiões do país”, declarou.

O balanço positivo evidencia que o setor de Comunicação segue em crescimento, impulsionado pela demanda por serviços de telecomunicações, radiodifusão, internet e conectividade, áreas essenciais na economia digital e no acesso à informação. O resultado também reforça a importância de políticas públicas e regulações que estimulem investimentos e geração de empregos no segmento.

Novo Caged
O indicador, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mede a diferença entre contratações e demissões. O Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Deixe uma resposta