Imagem: RADIOINK/Reprodução
No início deste mês, a iHeartMedia juntou-se a uma lista crescente de grandes empresas de áudio que agora vendem seu inventário por meio da Amazon DSP, incluindo Cox Media Group, Spotify e SiriusXM, o que levanta uma questão para as emissoras: quando as grandes empresas de tecnologia entram em contato, elas são parceiras ou predadoras?
Em um episódio recente do Local Marketing Trends , o CEO da Borrell Associates, Gordon Borrell, e o vice-presidente executivo, Corey Elliott, conversaram com a diretora de DSP da Amazon, Meredith Goldman, sobre como a empresa está se posicionando como uma parceira, e não uma rival, das operadoras de rádio tradicionais.
Goldman afirmou que a estratégia da Amazon em áudio vai muito além de suas propriedades próprias.
“Em relação ao áudio, estamos analisando todos os recursos que a Amazon possui e como podemos realmente atender melhor às necessidades holísticas de nossos clientes”, disse ela.
“Obviamente, a Amazon possui recursos significativos em áudio com podcasts e a Wondery. Mas, como queremos atender às necessidades de nossos clientes, oferecer a eles um panorama completo do áudio era uma necessidade realmente crucial para nós.”
Para alcançar esse objetivo, a Amazon firmou parcerias diretas com marcas externas. Goldman explicou:
“É um elemento muito importante, pois buscamos essa solução completa para nossos clientes, permitindo que eles encontrem seu público onde quer que estejam no cenário da mídia”.
O acordo com a iHeart é o passo mais recente da Amazon para tornar sua plataforma de demanda (DSP) uma ferramenta de publicidade abrangente para pequenas e médias empresas.
Ao ser questionada se as emissoras de rádio deveriam ver a empresa como concorrente, Goldman foi direta:
“É absolutamente uma oportunidade de parceria. Todos nós compartilhamos o mesmo foco e desafio, que é: como podemos proporcionar uma boa experiência ao cliente para todos os ouvintes, em primeiro lugar? Em segundo lugar, como podemos ajudar a resolver os desafios dos anunciantes no espaço de áudio e realmente proporcionar uma experiência publicitária sólida?”
Ela afirmou que as parcerias com emissoras podem ajudar os anunciantes a “transmitir mensagens precisas” ao público e “aumentar as horas de audiência”, alinhando a plataforma de tecnologia de anúncios da Amazon aos objetivos das emissoras tradicionais. Goldman também confirmou que a Amazon está explorando novas parcerias com emissoras terrestres, incluindo grupos regionais e locais.
“Estamos sempre em busca de mais parceiros”, disse ela.
“A intenção é proporcionar o maior alcance possível de ouvintes e de todos os consumidores. É por isso que o rádio terrestre, o rádio via streaming, tudo isso seria uma oportunidade para realmente conseguirmos resolver esse problema para nossos clientes anunciantes.”
Goldman detalhou como grupos de rádio locais poderiam abordar a Amazon diretamente para explorar a integração com DSPs, destacando a crescente ênfase da empresa em segmentação geográfica e acesso a anunciantes.
“Nossa equipe está sempre aberta a aprender sobre mais oportunidades que existem no mercado”, disse ela.
“Especialmente para anunciantes locais, esses tipos de parceiros são cruciais. Como podemos realmente proporcionar a experiência de publicidade ideal para anunciantes locais que alcançam seu público em regiões geográficas específicas?”
Ao ser questionada sobre as ambições mais amplas da Amazon em relação à publicidade local, Goldman reconheceu o esforço da empresa para simplificar a compra de anúncios para pequenas empresas.
“Vocês estão realmente focando na oportunidade que nós, da área de produtos, identificamos e estamos animados para explorar”, disse ela.
“Historicamente, a publicidade local era vendida, não comprada. Agora, com mais sinais disponíveis e uma gama muito maior de canais de mídia para explorar, trata-se de como podemos oferecer aos anunciantes um fluxo de trabalho simples para que eles realmente invistam em publicidade local.”
Ela afirmou que o foco da Amazon é reduzir as barreiras para pequenas empresas, ao mesmo tempo que ajuda os vendedores de mídia a acessar novas demandas.
“Não se trata apenas de reduzir a barreira de entrada para que possam acessar os diferentes tipos de mídia, sejam vídeos, áudios ou anúncios gráficos, mas também de fornecer a eles o conjunto de ferramentas e o fluxo de trabalho adequados para fazer isso de forma fácil e simplificada, em comparação com um comprador corporativo de uma DSP”, disse Goldman.
*Fonte: Casacos Cameron, via RADIOINK

