Imagem: AMM/Divulgação
A Associação Mineira de Municípios (AMM) passou a integrar oficialmente essa mesa que debate e acompanha a privatização da COPASA em Minas Gerais. A AMM protocolou no ano passado uma consulta formal ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), pedindo orientação sobre os efeitos das mudanças nos contratos atuais e sobre os direitos dos municípios.
A Associação também participou de audiência pública na Assembleia Legislativa, onde defendeu medidas de proteção às prefeituras, especialmente das cidades menores. No inicio deste ano de 2026 foi instalada uma mesa de conciliação no Tribunal de Contas, com participação da Copasa, do Ministério Público e de outros órgãos. A AMM passou a integrar oficialmente essa mesa.
Além disso, a entidade tem promovido reuniões com prefeitos, deputados estaduais, representantes de agências reguladoras e da própria Copasa para discutir, de forma técnica, os impactos das mudanças em andamento. Um dos grandes objetivos da instituição é garantir um serviço de qualidade e tarifas justas.
Fonte: Sistema MPA


