Agosto das Artes celebra a potência criativa de Minas Gerais

Minas Gerais viverá, em agosto, um de seus momentos mais intensos de celebração da diversidade cultural com a realização do Agosto das Artes, ação promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Parte do calendário oficial do Ano Mineiro das Artes – AMA 2025, o projeto propõe uma programação plural, gratuita e descentralizada, com mais de 200 eventos realizados em 120 municípios do estado.

O cadastro ainda está aberto, e agentes culturais interessados em integrar a programação podem inscrever suas ações ao longo de todo o mês no site: www.minasgerais.com.br.

Durante todo o mês, oficinas, exposições, apresentações artísticas, festivais, rodas de conversa e encontros formativos movimentarão praças, centros culturais, museus, bibliotecas e outros espaços públicos, promovendo o encontro entre tradição e contemporaneidade, cultura popular e arte urbana, memória e inovação.

“Minas é território da criação, onde a arte pulsa em cada município, em cada pessoa. O Agosto das Artes revela essa pulsação coletiva e faz da cultura um elo entre passado, presente e futuro. Ao ocuparmos nossas ruas, praças, museus e espaços simbólicos com música, literatura, gastronomia, cinema, saberes e celebrações, reafirmamos que a cultura é a alma viva de Minas Gerais, e a arte, o caminho que nos une”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Diversidade cultural e artística em destaque
O Agosto das Artes também reconhece e fortalece os festivais tradicionais, festas populares e demais celebrações culturais promovidas pelos municípios, integrando essas expressões ao calendário oficial do projeto. A ação se consolida, assim, como um grande mosaico da produção artística e cultural mineira, valorizando as identidades e saberes de cada território.

Na capital mineira, o público poderá prestigiar a aclamada ópera “Cavalleria Rusticana”, uma produção da Fundação Clóvis Salgado, em cartaz no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, de 06 a 10/8. Com direção musical de Lígia Amadio e participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, o espetáculo leva ao palco um clássico da ópera italiana, com ingressos a preços populares.

A já consagrada Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, em sua 12ª edição, será o ponto alto do Agosto das Artes. O evento acontecerá em 12/08, no Dia Nacional das Artes,  mobilizando instituições culturais em todas as regiões do estado, com programações especiais noturnas, homenagens e atividades interativas.

Também em Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH), o público poderá conferir festivais de cinema e gastronomia. Em Contagem, o festival de cinema tem início em 22/08 de agosto; já em Paraopeba, o festival gastronômico começa no dia 23/08.

Em Rio Manso, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorrerá de 30/08 a 1º de setembro, com desfiles de Congado e Moçambique, além de momentos de fé e celebração comunitária.

No Sul de Minas, a cidade de Machado inaugura, no dia 1º de agosto, o espaço “Machadenses nas Artes Brasileiras…”, na Casa da Cultura, em homenagem a dez artistas locais de projeção nacional. A cidade também realiza a 109ª Festa de São Benedito, de 15 a 26/08, com atrações religiosas, culturais e afro-brasileiras.

Carvalhópolis sediará o 1º Festival de Viola, nos dias 2 e 3/08, com 20 duplas se apresentando em praça pública. Já Muzambinho promove o FELIM – Festival Literário de Muzambinho, de 11 a 16/08, com oficinas, lançamentos literários e sessões de contação de histórias.

Em Varginha, acontece a Mostra de Cinema e Gastronomia Rural Mineira, nos dias 27 e 28/08, promovendo o encontro entre cinema, música, sabores da roça e cultura popular. Já em Campestre, o XLI Festival Marieta Vianna, no dia 27/08, reúne poesia, música e artes visuais, em diálogo com as raízes culturais da cidade.

Na Zona da Mata, o município de São João Nepomuceno realiza, mensalmente, até dezembro, o Encontro de Violeiros na Praça da Estação. A edição de agosto, a partir do dia 22/08, destaca a valorização da música sertaneja de raiz e da cultura local. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Na região das Vertentes, o tradicional Festival de Música de Prados chega à sua 46ª edição, em 02/08, com concertos, oficinas e recitais, consolidando-se como um dos eventos musicais mais respeitados do estado.

A programação completa está disponível no site www.minasgerais.com.br.

Deixe uma resposta