Hoje, além da representação política, a Associação oferece suporte jurídico, técnico e administrativo
Fundada em 5 de setembro de 1968, pelo radialista Januário Carneiro, também criador da Rádio Itatiaia, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) nasceu da necessidade de unir os radiodifusores de Minas Gerais em defesa da liberdade de imprensa, da radiodifusão livre e dos interesses do setor.
Ao longo desses 57 anos, a Associação evoluiu significativamente, ampliando sua atuação para além da representação política. Hoje, a AMIRT oferece suporte jurídico, técnico, administrativo e de capacitação profissional, além de promover cursos e encontros regionais, que se tornaram uma marca registrada da proximidade com as afiliadas.












Encontros Regionais
Com início em 2011, em Capelinha, os Encontros Regionais da AMIRT já passaram por diversas cidades mineiras, como Ipatinga, Uberlândia, Poços de Caldas, Viçosa, Juiz de Fora, Araxá, Unaí, Teófilo Otoni, São João del-Rei, Brumadinho, Alfenas, Boa Esperança, entre outras.
Esses eventos têm papel estratégico na aproximação com o interior, permitindo a troca de experiências entre radiodifusores, o aperfeiçoamento profissional e a discussão de tendências do mercado de comunicação.
Confira as fotos do 23° Encontro Regional da AMIRT, realizado em abril/2025, na cidade de Diamantina:
Revista AMIRT
Criada em 1997, a Revista AMIRT é produzida trimestralmente, tanto em versão impressa quanto digital, e tem como objetivo destacar ações institucionais, valorizar e informar o setor de radiodifusão.
Confira nossas últimas Revistas:
Atualidade
Hoje, a AMIRT conta com mais de 400 emissoras afiliadas, entre rádio e TV, que se beneficiam de uma estrutura integrada e em constante atualização. A presença ativa da Associação nas redes sociais, com notícias e conteúdos multimídia, fortalece ainda mais a sua referência de credibilidade e informação para o setor.
Além disso, a sede própria, em Belo Horizonte, é um espaço pensado para receber associados, promover reuniões e encontros estratégicos.
Confira nossa lista de associados:
Presidentes
Ao longo de sua trajetória, a AMIRT foi liderada por grandes nomes da radiodifusão mineira, que ajudaram a consolidar sua importância no cenário nacional:
- Januário Carneiro (1968 – 1988)
- Eurico Gade (1988 – 1999)
- Dirceu Pereira de Araújo (1999 – 2000)
- João Bosco Torres (2000 – 2004)
- Milton Lucca de Paula (2004 – 2009)
- Marcos André Carneiro Naves (2009 – 2010)
- Agostinho de Rezende Campos (2011 – 2014)
- Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior (2015 – 2018)
- Luciano Pimenta Correa Peres (2019 – 2022)
- Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior (2023 – 2026)




Parceiros
A AMIRT mantém relação direta com o Ministério das Comunicações, ANATEL, Governo de Minas, Assembleia Legislativa, prefeituras, câmaras municipais, ABERT e diversas outras entidades estratégicas, garantindo que a radiodifusão mineira seja respeitada e fortalecida em todas as esferas.
Além disso, a Associação também tem parceria com o SERT-MG, Sindijori, Playlist Software Solutions, Linear Denki, Sebrae, Teletronix, Fecomércio MG, EFTx, Federaminas e SINAPRO MG, assegurando, também, que os associados tenham acesso as melhores ferramentas de tecnologia e inovação.
Legado
Mais do que representar jurídica e politicamente os radiodifusores, a AMIRT se consolidou como símbolo de união e fortalecimento do setor, reafirmando diariamente seu compromisso com a liberdade de expressão, a democracia e a valorização do rádio e da televisão como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do estado e do Brasil.
Hoje, ao completar 57 anos, a AMIRT celebra não apenas sua história, mas o futuro da radiodifusão mineira, que segue moderna, forte e unida.
Confira nossos conteúdos especiais, #57anosAMIRT: