AMIRT lamenta o falecimento de Lô Borges

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG) lamentam o falecimento do cantor e compositor Lô Borges, ocorrido neste domingo (02/11), em Belo Horizonte.

Carreira
Lô Borges, nome artístico de Salomão Borges Filho, nasceu em Belo Horizonte em 10 de janeiro de 1952 e se consagrou como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, ganhou destaque no movimento Clube da Esquina, que revolucionou a música ao misturar MPB, rock, jazz, folk e sons clássicos.

Lô Borges em 1988. Foto: Fernando Quevedo/Agência O Globo

Em 1972, aos 20 anos, Lô coassinou com Milton o icônico álbum “Clube da Esquina”, considerado um dos maiores discos da história da música brasileira e classificado pela Revista Rolling Stone na 7ª posição entre os 100 melhores do país. No mesmo ano, lançou seu primeiro trabalho solo, que ficou conhecido “Disco do Tênis”, marcado por influências psicodélicas e pelo rock experimental.

Com o tempo, firmou-se como compositor de melodia singular, tendo suas músicas gravadas por nomes como Elis Regina, Tom Jobim, Skank e Nando Reis. Entre seus sucessos estão “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “O Trem Azul” e “Paisagem da Janela”, que seguem entre as mais ouvidas no Spotify, onde o artista reúne cerca de 500 mil ouvintes mensais.

Em 2023, foi indicado ao Grammy Latino pelo álbum Não Me Espere na Estação, em parceria com o letrista César Maurício. Ao longo da carreira, lançou mais de 14 discos — o mais recente, Céu de Giz, chegou em agosto de 2025, em colaboração com Zeca Baleiro.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Neste momento de luto, manifestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho e admiradores de Lô Borges. Seu legado artístico seguirá sendo referência para a música brasileira, especialmente para os mineiros, que se orgulham imensamente de sua arte e trajetória.

Fãs e admiradores de Belo Horizonte terão a oportunidade de se despedirem de Lô Borges na próxima terça-feira (4/11). O cantor será velado no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), das 9h às 15h.

Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior
Presidente AMIRT/SERT

Deixe uma resposta