CarPlay Ultra permitirá que a Apple controle como os motoristas acessam o rádio

Três anos após o primeiro anúncio de uma experiência radicalmente expandida dentro do carro, a Apple revelou oficialmente o CarPlay Ultra, seu sistema operacional de próxima geração para os painéis automotivos. Apresentado inicialmente em 2022, o software vai muito além de simplesmente espelhar o iPhone na tela do sistema de entretenimento. Agora, ele se integra completamente a todas as telas visuais do automóvel, dando à Apple controle total sobre o que os motoristas veem e como interagem com o carro. E isso traz sérias implicações para o domínio de longa data do rádio no painel do carro.

Diferente das versões anteriores que funcionavam paralelamente aos sistemas projetados pelas montadoras, o CarPlay Ultra os substitui em todos os displays do painel. Ele cria uma interface consistente, projetada pela Apple, para todas as marcas e modelos. Os motoristas nunca precisam sair do ambiente Apple para checar mapas, ajustar o ar-condicionado ou até mudar a estação de rádio graças a novos aplicativos dedicados para essas funções.

Isso é semelhante ao recurso “Car Radio” do Android Auto, lançado em 2024, que permite aos usuários acessarem AM, FM e rádio digital [nos EUA] diretamente na interface do Google, eliminando a necessidade de alternar para o sistema nativo do carro. Ambas as gigantes de tecnologia estão trabalhando para manter os usuários dentro de seus próprios ecossistemas operacionais, minimizando a interação com controles das montadoras ou de terceiros.

No CarPlay Ultra, a Apple oferece um espaço limitado para personalização. As montadoras podem ajustar temas e mostradores, mas os motoristas ficam imersos na interface unificada da Apple. Compatível com iPhone 12 ou mais recente, o sistema funciona com conexões com fio ou sem fio, suporta botões, botões giratórios e toque, e se adapta a vários formatos e tamanhos de tela.

Nos próximos anos, o rádio enfrentará uma batalha acirrada, à medida que plataformas do universo do áudio percebem o valor do consumidor dentro do carro e correm para conquistar espaço no painel.

Embora o rádio AM/FM ainda mantenha liderança expressiva dentro do carro – ele é a escolha de dois terços dos motoristas ao invés dos serviços de streaming, segundo pesquisa da Audacy sobre carros conectados – os novos painéis controlados por software deixam para trás a vantagem do dispositivo dedicado para o rádio. A edição 2025 do estudo In Vehicle Visuals Report, da Quu, apontou que apenas 26% dos 100 veículos mais vendidos atualmente nos EUA incluem um botão dedicado para rádio, contra 36% um ano antes. Além disto, 74% dos veículos retomam a última fonte de áudio usada ao serem ligados, ou seja, se essa fonte for o CarPlay Ultra, um podcast ou uma transmissão musical, o rádio AM/FM poderá raramente aparecer, a menos que o motorista procure especificamente por ele.

O CarPlay Ultra estreou apenas em alguns modelos 2025 da Aston Martin nos EUA e Canadá, mas a Apple já garantiu compromissos de integração futura com Hyundai, Kia, Genesis, Ford, Audi, Honda, Volvo, Mercedes-Benz e Porsche. A GM permanece de fora, enquanto segue sua estratégia de afastamento da Apple e Android, em favor de sua própria plataforma proprietária de infotainment.

*Informações: ZY Digital

Deixe uma resposta