Cemig retira milhares de objetos presos à rede elétrica em preparação para o período chuvoso

Quase três mil materiais foram retirados do sistema elétrico da RMBH por equipes da companhia

Com a proximidade do período chuvoso, a Cemig intensifica o programa de manutenção preventiva na rede de distribuição para aumentar a resiliência do sistema elétrico. Dezenas de equipes especializadas estão mobilizadas em Minas Gerais para identificar e retirar objetos estranhos que ficam presos à fiação, sobretudo restos de pipas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre janeiro e agosto deste ano, quase três mil materiais foram removidos da rede de distribuição de energia, sendo que a maioria é relacionada aos papagaios.

A retirada desses materiais é essencial para evitar curto-circuitos, rompimento de cabos e interrupções no fornecimento, especialmente quando começa o período chuvoso. A ação faz parte de um planejamento que inclui inspeções rotineiras, limpeza de rede e respostas rápidas para aumentar a resiliência da rede.

“Estamos com equipes exclusivas para retirar materiais presos na rede. Em mais de 90% das ocorrências, são restos de pipas enroscadas nas linhas. Esse tipo de material pode conduzir eletricidade e provocar curto-circuitos,” afirma o superintendente da Regional Centro da Cemig Distribuição, Ernando Braga.

Durante o período seco, a incidência de ventos favorece a soltura de pipas e, consequentemente, o acúmulo de materiais na rede, um fator que amplia o risco com a chegada das chuvas a partir de outubro.

A Cemig mantém campanhas educativas permanentes e reforça a orientação aos pais e responsáveis para que crianças e adolescentes não soltem pipas próximo à rede elétrica e nunca tentem retirar materiais enroscados nos cabos.

“Soltar pipa é uma diversão saudável, desde que longe da rede elétrica. Se a pipa enroscar, não tente retirar. Nossas equipes são treinadas e equipadas para realizar esse trabalho com segurança,” complementa Braga.

Pipas causaram interrupções para quase 800 mil clientes em 2025
Apesar dos alertas e campanhas educativas, entre janeiro e agosto deste ano, a Cemig registrou 2.605 ocorrências que prejudicaram o fornecimento de energia para quase 800 mil clientes em Minas Gerais. Somente na RMBH, foram 1.310 incidentes que resultaram na interrupção do serviço para cerca de 486 mil unidades consumidoras na área de concessão da companhia.

Além das ações operacionais, a companhia está investindo, em 2025, R$ 360 milhões em manutenção preventiva, com foco em deixar a rede mais robusta e resiliente diante da maior severidade dos eventos climáticos. O objetivo é evitar interrupções e, quando elas ocorrerem, acelerar o restabelecimento do fornecimento.

Primeira chuva causa riscos à rede de distribuição
A chegada da primeira chuva após meses de estiagem costuma trazer um cenário de maior risco para a rede elétrica. Esse fenômeno ocorre porque a precipitação, em contato com a poeira acumulada em cabos, isoladores e demais equipamentos, forma uma espécie de película condutiva que pode causar descargas, curto-circuitos e interrupções no fornecimento de energia.

Outro fator de atenção é a presença de objetos estranhos na rede, como sacolas e galhos, que, ao entrarem em contato com a água, podem potencializar curtos e até provocar o rompimento de cabos.

“A primeira chuva é um momento crítico porque concentra uma série de fatores que podem comprometer a rede de distribuição. Por isso, intensificamos ações preventivas, investimos na modernização da infraestrutura e orientamos a população a adotar cuidados simples, mas fundamentais,” afirma.

Além das ações técnicas, a companhia reforça à população que, em caso de cabos rompidos, a recomendação é manter distância e acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116 ou o Corpo de Bombeiro pelo número 193.

*Com informações de cemig.com.br

Deixe uma resposta