Clientes da Cemig realizam mais de 80% das solicitações de atendimento por meio dos canais digitais no mês de agosto

Companhia reforça transformação no relacionamento com consumidores e amplia praticidade no acesso aos serviços

No Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, a Cemig destaca um marco importante na evolução do seu atendimento. Em agosto deste ano, 83,1% das solicitações foram digitais (8,48 milhões), contra 16,9% humanas (1,72 milhão). No acumulado do ano, o total de atendimentos ultrapassou 88 milhões de interações, das quais 78,9% (69,4 milhões) ocorreram em ambiente digital. Para se ter ideia da transformação digital na Cemig, em 2019, pouco mais da metade dos atendimentos era realizada por canais digitais (56,9%).

Comparativamente, se pegarmos uma média de 2025, de janeiro a agosto, esse índice hoje é 22 pontos percentuais maiores, ou seja, em torno de 78%, reforçando a mudança no perfil de relacionamento com os clientes.

Esse resultado reflete a estratégia da companhia de simplificar a jornada do cliente, reduzindo etapas e oferecendo alternativas que evitam deslocamentos e filas. Para a empresa, trata-se de uma virada cultural que reforça o papel da digitalização como um dos pilares da modernização de processos.

“Nosso objetivo é oferecer praticidade e eficiência, garantindo que os clientes tenham à disposição canais simples e seguros para solucionar suas demandas. O resultado alcançado mostra que estamos no caminho certo e que o atendimento digital será cada vez mais central na relação com a população mineira”, afirma a gerente de Atendimento ao Cliente, Pollyana Jeruza,

Nos últimos anos, a Cemig vem ampliando de forma consistente seus investimentos em tecnologia e inovação. Entre 2019 e 2029, serão R$ 4,3 bilhões destinados ao maior plano de transformação digital da história da empresa. O foco é oferecer uma jornada cada vez mais ágil, simples e acessível, permitindo que as demandas do dia a dia sejam resolvidas com muito mais rapidez e eficiência.

Segundo o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Cemig, Luís Cláudio Correa Villani, esse processo é contínuo e estratégico.

“Estamos sempre incorporando novas soluções para facilitar a vida dos nossos clientes. A forte adesão aos canais digitais demonstra que avançamos na direção correta, proporcionando uma experiência moderna, segura e descomplicada”, afirma.

Principais canais digitais disponíveis ao cliente da Cemig
Uma forma ágil e ao alcance de um clique para solicitação de serviços à Cemig é o aplicativo Whatsapp. O cliente só precisa salvar o contato (31) 3506-1160 e mandar um “oi”. Logo na sequência, o atendimento virtual da companhia vai pedir para que o cliente descreva em poucas palavras o serviço desejado. Assim, a inteligência virtual vai interagir com o usuário até o atendimento encerrar.

Neste canal, estão disponíveis as seguintes solicitações: informar leitura, consultar débitos (“meus débitos”), avisar sobre falta de energia (“estou sem luz”), religação, parcelamento de débitos, alterar data de vencimento da fatura, encerramento de contrato, cadastrar débito automático/ descadastrar débito automático e informações de demais serviços.

Outra opção popular entre os clientes é o Aplicativo Cemig Atende, que pode ser baixado por meio das plataformas Android e iOS. Após concluído o download, o cliente precisa fazer um simples cadastro na ferramenta. Dessa forma, ele poderá solicitar serviços como emissão de 2ª via de contas, avisar sobre falta de energia, atualização de cadastro, optar por conta por e-mail, entre outros. A ferramenta está disponível para download nas lojas Apple Store ou Google Play.

Já o Cemig Atende Web, disponível no site atende.cemig.com.br, apresenta quase todos os serviços disponibilizados no atendimento presencial. Por meio dessa plataforma, o cliente pode solicitar ligação nova, troca de titularidade, 2ª via de conta, optar por conta por e-mail, parcelar débitos, cadastrar débito automático, dentre outros serviços.

Para fazer uma solicitação pelos canais digitais da Cemig, é importante que o cliente tenha o CPF ou CNPJ e o Número de Instalação – que está presente na conta de energia.

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