Estações piloto de DTV+ entram em operação em São Paulo, decreto da TV 3.0 foi adiado para o dia 27

Primeira demonstração será realizada no estande da Seja Digital

São Paulo sedia a partir desta semana as estações piloto de transmissão do padrão DTV+, a nova geração da TV digital aberta brasileira. A primeira demonstração pública está programada para ocorrer durante a SET Expo 2025, no Distrito Anhembi, entre os dias 19 e 21 de agosto. Já a assinatura do decreto oficializando o padrão, que seria assinado nesta terça,19, foi adiado para o dia 27.

A apresentação será realizada no estande da Seja Digital, entidade dedicada à implementação de políticas públicas de telecomunicações. As estações piloto permanecerão ativas até setembro de 2026 para a realização de testes.

Visitantes da feira poderão experimentar recursos da nova tecnologia, como interatividade e qualidade de áudio e vídeo, a partir das transmissões de duas estações instaladas na capital: uma na torre da TV Record, na Avenida Paulista, e outra na torre do SBT, no bairro do Sumaré. A DTV+ oferecerá resolução 4K e 8K, HDR (High Dynamic Range), e som imersivo MPEG-H.

A tecnologia também combina o sinal de TV com recursos online para viabilizar programas interativos, serviços sob demanda e publicidade personalizada. O sistema de transmissão adota a tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output), para o envio e recebimento simultâneo de múltiplos sinais na mesma frequência.

A operação das estações piloto inicia uma nova fase do Projeto de Aceleração da DTV+, conduzido pela Seja Digital em parceria com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD) e com a participação de emissoras, indústria de equipamentos e academia. O conteúdo a ser exibido na demonstração foi desenvolvido de forma colaborativa por emissoras privadas e públicas, com curadoria do Fórum SBTVD.

O Projeto de Aceleração da DTV+ foi incorporado às atividades da Seja Digital em outubro de 2024, por determinação do GIRED, grupo presidido pela Anatel que reúne representantes do Ministério das Comunicações, radiodifusores e operadoras de telefonia.

“A Seja Digital operacionalizou o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, que garantiu acesso ao sinal 100% digital. Agora, estamos acelerando a implantação da DTV+, um novo marco para o futuro da comunicação no país”, afirma Antonio Martelletto, CEO da Seja Digital.

Além de viabilizar as plataformas de transmissão, a entidade promove a prospecção de fornecedores. Segundo Gunnar Bedicks, CTO da Seja Digital:

“Hoje temos um ecossistema com mais de 50 fornecedores participando ativamente — entre indústria, academia e radiodifusores — para concretizar o avanço do novo padrão de transmissão de TV digital aberta no país”.

*Informações: Acaert

Deixe uma resposta