O 14º Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo da Abracopel, realizado em parceria com a Cemig, premiou dezenas de estudantes de Minas Gerais em uma cerimônia que destacou o talento e a criatividade de jovens de 19 cidades do estado. Referência nacional na disseminação da cultura de segurança no uso da eletricidade para crianças e adolescente em todo o país, a iniciativa concedeu reconhecimentos regionais e nacionais nas três categorias da competição.
Nesta edição, foram reconhecidos 138 alunos de quase 30 escolas mineiras, dos quais 38 se classificaram para a fase seguinte e destes, 7 conquistaram premiações em âmbito nacional. A participação de Minas Gerais reforça o alcance transformador do concurso, que ao longo dos anos tem ampliado o debate sobre segurança elétrica nas salas de aula e no cotidiano das famílias.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Colégio Santa Maria Minas de Nova Lima se destacou com oito alunos premiados, sendo cinco em nível regional e três classificados em âmbito nacional. A cerimônia contou com a presença do superintendente da Regional Centro da Cemig Distribuição, Ernando Braga, do gerente de Segurança do Trabalho da companhia, Wellington Cabral, e do diretor-executivo da Abracopel, Edson Martinho.
Segundo Ernando Braga, a presença da Cemig em todas as edições do concurso, desde a sua criação em 2012, reafirma o compromisso inegociável da companhia com a segurança da população de Minas Gerais.
“Ao estimularmos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos contribuindo para formar cidadãos conscientes dos riscos e preparados para atuar com responsabilidade. A disseminação desse conhecimento é essencial para reduzir acidentes e salvar vidas”, destacou.
Aluna multipremiada em Nova Lima
Entre as histórias que marcaram a edição, a trajetória de Cristina Rodrigues Vasconcelos ganhou destaque especial. Em 2025, a estudante alcançou sua quinta premiação consecutiva no concurso, além de reconhecimento em nível nacional. Interessada em seguir carreira acadêmica, Cristina pretende prestar vestibular para Pedagogia neste ano.

“Cada participação foi um aprendizado e uma oportunidade de mostrar que a eletricidade, presente em gestos simples do nosso dia a dia, precisa sempre ser usada com cuidado. Foi meu pai quem me apresentou o concurso, e a partir dali descobri a chance de escrever, criar paródias e narrativas que envolvessem não apenas meus colegas, mas toda a comunidade escolar. Este é meu último ano participando, mas tenho certeza de que minha escola seguirá incentivando os próximos alunos a manter essa tradição viva”, afirmou Cristina.
O pai, Itamar Souza Vasconcelos, técnico do Centro de Operação do Sistema (COS) da Cemig, acompanhou a filha na premiação e reforçou o orgulho pela conquista.
“Na nossa rotina na operação do sistema elétrico, temos a missão permanente de garantir segurança. Ver minha filha se engajando com esse tema e multiplicando esse conhecimento é motivo de imensa alegria. O concurso da Abracopel, em parceria com a Cemig, consegue unir escola, família e sociedade em torno de um objetivo comum: salvar vidas por meio da conscientização. No caso da Cristina, isso ficou ainda mais evidente, porque ela envolveu avós, colegas e professores na produção dos trabalhos. Foi um aprendizado coletivo que vai muito além da premiação”, ressaltou.
Cristina Rodrigues Vasconcelos conquistou a primeira colocação na etapa regional (produção de vídeo) e quarto lugar na nacional. Na mesma categoria, Júlia Sacramento Lessa garantiu o 3º lugar regional (7º nacional). Anna Lúcia Martins Oliveira, Júlia Vitória Soares Reis Campos, Pedro Henrique Malta Govêa, ficaram em 6º lugar; enquanto Isabel de Morais Pessoa, Júlia Cruz Valadares, Julia Maria Silva Santos, conquistaram o 15º lugar. Na categoria Redação 2, Victoria Reis Lana de Lima garantiu o 4º lugar nas etapas regional e nacional, e Melissa Araújo Silva, o 9º lugar.
A primeira colocada, assim como seu professor, ganhou um tablet, troféu e certificado de participação, e a terceira, medalha, certificado e kit exclusivo Abracopel. Os premiados do 4.º ao 25.º lugar receberam medalha e menção honrosa.
Sobre o concurso
A Cemig é parceira e patrocinadora do concurso, que incentiva a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento de trabalhos sobre segurança no uso da eletricidade, engajando toda a comunidade escolar na prevenção de acidentes. Podem participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, nas categorias desenho (6 a 10 anos), redação (11 a 15 anos) e vídeo (16 a 18 anos).