Imagem: Cemig/divulgação
Procedimentos corretos podem evitar acidentes graves e até fatais
Durante tempestades com incidência de raios e ventos fortes, há risco de quedas de árvores, do lançamento de objetos contra a rede elétrica e colisão com postes, situações que podem provocar o rompimento de fios. Devido ao período de chuvas intensas no estado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforçou o alerta sobre os riscos à população, envolvendo a queda de fios sobre veículos.
Gabriel Herculano, técnico em segurança do trabalho da Cemig, alertou que, ao se deparar com um fio partido, o ideal é não tocar, nem se aproximar do cabeamento.
A recomendação é permanecer dentro do veículo, sem tocar em partes metálicas, até a chegada das equipes de emergência.
Quando a saída do carro torna-se inevitável?
De acordo com o técnico, o único cenário no qual a saída do carro é necessária, é quando há risco de incêndio. Ainda assim, o procedimento exige atenção redobrada, afinal, o contato simultâneo na lataria do automóvel e o chão pode causar choque elétrico fatal ou queimaduras gravíssimas.
“Nessas situações, a pessoa deve abrir a porta e saltar o mais longe possível, sem tocar ao mesmo tempo, no veículo e no solo. Após o salto (sem encostar na lataria do veículo), a pessoa deve afastar-se do local, o mais distante possível, dando passos curtos, mantendo os pés sempre juntos ao chão. Essa é a única forma segura de evitar a passagem da corrente elétrica pelo corpo”, orientou Gabriel.
Árvores caídas comprometem a segurança
Árvores derrubadas pelo vento podem esconder cabos energizados entre os galhos, aumentando o risco de acidentes.
Em nenhuma hipótese a população deve tentar cortar ou remover árvores caídas, já que podem esconder algum tipo de fio energizado.
O que fazer?
O correto é acionar imediatamente o Fale com a Cemig, pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados; e também o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.


