Influência dos podcasts dispara: três em cada quatro ouvintes compram após recomendações dos apresentadores

Foto: Freepik

O crescimento dos podcasts atraiu mais ouvintes casuais, mas um estudo da Audacy mostra que o impacto dos anúncios em podcasts continua substancial. Segundo o estudo, três em cada quatro (76%) ouvintes de podcasts afirmam ter comprado um produto de uma marca após ouvirem um anúncio de seu criador favorito, e 56% buscaram mais informações sobre uma marca após ouvirem um anúncio. Esses números são ligeiramente superiores ao impacto do rádio AM/FM (74% e 52%, respectivamente), de acordo com o estudo da Audacy.

“Quando um apresentador de podcast recomenda uma marca, não soa como publicidade — soa como um conselho de um amigo. Essa é a mágica dos podcasts: uma influência tão confiável que transforma menções em listas de compras”, afirma a Audacy em uma postagem no blog divulgando as descobertas.

Fonte: Audacy Creator Impact Study: online study fielded. Dec – Feb 2025. A13+.M:F – 50% 50%. 15.284 respostas

De acordo com o relatório “State of Audio: The Creator Effect” da Audacy, os criadores de podcasts estão se consolidando como os influenciadores mais fortes na economia criativa moderna. O estudo afirma que a combinação de escuta atenta, vozes confiáveis ​​e narrativa conduzida pelo apresentador impulsionou o podcasting para sua era de publicidade mais poderosa até o momento.

A Audacy destaca o “poder do podcast”, observando que os ouvintes prestam mais atenção aos anúncios em podcasts do que em qualquer outro lugar, principalmente porque as leituras dos apresentadores soam como recomendações pessoais em vez de interrupções comerciais. Quase 95% dos ouvintes confiam nos anúncios de podcasts quando feitos pelo apresentador.

O relatório destaca como a relação entre criadores e público — construída sobre a autenticidade em vez do refinamento — impulsiona esse desempenho. Os fãs de podcasts escolhem seus programas intencionalmente, o que os torna mais receptivos às marcas que os apoiam. Para as marcas, a Audacy afirma que os dados mostram por que elas precisam parar de considerar os criadores como “apenas artistas” e, em vez disso, vê-los como líderes de comunidade que moldam conversas, impulsionam a descoberta e influenciam as compras em tempo real. “E, ao contrário das mídias sociais, onde a confiança pode parecer instável ou transacional, o áudio constrói algo mais profundo: lealdade, atenção e engajamento recorrente ao longo do tempo”, afirma o relatório.

Os executivos da Audacy também apontam para o crescente impacto dos “influenciadores de médio porte” — podcasters de nicho e de nível intermediário com comunidades de fãs engajadas. Esses criadores geralmente superam os programas maiores, com taxas de conversão atingindo o pico entre podcasts com menos de 750.000 impressões mensais.

“Quanto mais nichado e mais aprofundado for o conteúdo, maior a probabilidade de se desenvolver um público fiel e fiel”, afirma Leah Reis-Dennis, chefe de podcasts da Audacy. “Eles são obcecados. Sentem como se fossem amigos, algo que você não consegue com grandes públicos passageiros. E em termos de relacionamento com as marcas, podemos afirmar que você alcançará um público que realmente se importa, que se sente como se fosse melhor amigo do apresentador. E essa conexão gera resultados.”

O relatório também destaca a importância da “autenticidade acima de tudo” quando se trata de conteúdo. Conclui que o público não busca mais conteúdo “polido”. Em vez disso, afirma que as pessoas “ansiam por algo real”, e os ouvintes estão mais aptos a identificar as falsidades.

“Os anfitriões pagarão um preço pelo crime supremo: falsidade e hipocrisia”, diz o texto. “E a Geração Z, em especial, rejeita os exibicionistas que se esforçam demais e a cultura de influenciadores que visa apenas o lucro.”

Para as marcas, a Audacy afirma que os dados mostram por que elas precisam parar de considerar os criadores como “apenas artistas” e, em vez disso, enxergá-los como líderes de comunidade que moldam conversas, impulsionam a descoberta e influenciam as compras em tempo real. “E, ao contrário das mídias sociais, onde a confiança pode parecer instável ou transacional, o áudio constrói algo mais profundo: lealdade, atenção e engajamento recorrente ao longo do tempo”, diz a empresa.

*Fonte: Inside Radio

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