O empresário João Camargo, dono do Grupo Esfera, confirmou em entrevista à Folha de S.Paulo a criação da TMC, marca da emissora que vai substituir a Rede Transamérica, (liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo), que terá suas operações descontinuadas nas próximas semanas. A nova estação terá como foco principal conteúdo jornalístico e esportivo, com uma proposta considerada “disruptiva” pelo próprio empresário. Esse nome TMC havia sido ventilado nos bastidores desde o início de setembro, logo depois da mudança de planos em relação à CNN.
De acordo com Camargo, a TMC contará com uma estrutura robusta, com sede de 1.500 metros quadrados localizada na avenida Paulista, em São Paulo. O projeto já está presente em seis capitais brasileiras e a meta é alcançar até 500 afiliadas para cobertura nacional. Para liderar a operação, o empresário convidou seu irmão, conhecido como Neneto Camargo, que possui experiência em rádios como Alpha FM 101.7, 89 FM A Rádio Rock e Rádio Disney FM 91.3 de São Paulo, assumindo a posição de executive chairman da nova emissora.
O projeto também conta com a colaboração de Sérgio Valente, publicitário que atuou na DM9, Globo e JBS, e que agora lidera a empresa Soluções Valentes, contratada para desenvolver o modelo de negócios da TMC. A emissora terá um perfil voltado à prestação de serviços e conteúdo analítico, com forte presença no noticiário esportivo.
“É uma rádio disruptiva. Eu quero dar informação e esporte”, afirmou Camargo em entrevista à Folha. A ideia é modernizar o conteúdo radiofônico, aproveitando a capilaridade do meio para oferecer programação relevante, especialmente para o público interessado em atualizações jornalísticas e cobertura esportiva ao vivo.
A saída de Camargo da CNN Brasil ocorreu após a consolidação de projetos como o canal CNN Money e o CNN Talks, que, segundo o empresário, passaram a representar cerca de 30% da receita da emissora. Com a nova fase voltada ao rádio, Camargo afirma ter deixado a televisão em alta para se dedicar integralmente ao novo empreendimento.
Além da atuação no setor de comunicação, João Camargo também tem se envolvido em articulações políticas e empresariais, especialmente por meio do grupo Esfera, entidade que promove o diálogo entre empresários e autoridades. Em declarações recentes, o empresário também comentou sobre o cenário político nacional e a relação entre Brasil e Estados Unidos, mas ressaltou que seu foco atual está no desenvolvimento da nova emissora.
*Fonte: tudoradio.com