Foto: Montagem / Canva
A Kantar IBOPE Media anunciou a atualização da representatividade do ponto de audiência de televisão a partir de 1º de janeiro de 2026, com base nas novas estimativas populacionais. A mudança redefine a equivalência do ponto de audiência, que continua correspondendo a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.
De acordo com a atualização, em 2026, 1 ponto de audiência nos 15 mercados aferidos regularmente pela empresa passará a representar 27.766.950 domicílios com TV e 69.996.184 indivíduos com 4 anos ou mais. Os dados são fundamentais para o planejamento estratégico das emissoras, anunciantes e agências, uma vez que servem como referência para a mensuração de alcance e impacto da programação televisiva.
Equivalência de 1 ponto de audiência em 2026
Confira a equivalência do ponto de audiência nas principais praças aferidas pela Kantar IBOPE Media:
| Domicílios c/ TV | Indivíduos 4+ c/ TV | |
| 15 Mercados | 27.766.950 | 69.996.184 |
| Gde. São Paulo | 7.878.053 | 19.963.267 |
| Gde. Campinas | 876.092 | 2.227.189 |
| Gde. Rio de Janeiro | 4.977.836 | 12.205.361 |
| Gde. Belo Horizonte | 2.218.417 | 5.533.040 |
| Gde. Vitória | 731.013 | 1.846.154 |
| Gde. Porto Alegre | 1.596.074 | 3.751.370 |
| Gde. Curitiba | 1.251.124 | 3.203.968 |
| Gde. Florianópolis | 567.240 | 1.364.060 |
| Gde. Goiânia | 1.010.958 | 2.501.913 |
| Distrito Federal | 1.003.360 | 2.650.552 |
| Gde. Salvador | 1.379.354 | 3.296.800 |
| Gde. Fortaleza | 1.372.284 | 3.567.659 |
| Gde. Recife | 1.411.782 | 3.579.234 |
| Gde. Belém | 776.517 | 2.246.023 |
| Manaus | 716.846 | 2.059.594 |
A atualização reforça a importância de acompanhar as mudanças demográficas e metodológicas que impactam diretamente a leitura dos dados de audiência e o posicionamento do mercado de radiodifusão.
Sobre a Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media, divisão latino-americana da Kantar Media, é a principal referência em dados de mídia na região. Presente em 13 países e com mais de 3.000 colaboradores, a empresa fornece informações sobre audiência, consumo e investimentos publicitários, apoiando clientes e o mercado na tomada de decisões estratégicas.
Mais informações estão disponíveis em www.kantaribopemedia.com.


