Rodada de Negócios MAX 2025. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
Mais de 500 projetos foram inscritos e cerca de 300 foram selecionados por mais de 50 empresas do setor, entre elas Warner Bros, Paramount Pictures e Paris Entretenimento
A 10ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo reforça o papel de Minas Gerais como um dos principais polos de negócios do setor audiovisual no país. De 11 a 13 de novembro, o evento foi palco das Rodadas de Negócios, um ambiente estratégico para conectar produtoras independentes a canais, plataformas de streaming e distribuidoras nacionais e internacionais.
Mais de 500 projetos foram inscritos nesta edição, abrangendo formatos de longas, séries, animações, documentários e conteúdos multiplataforma. Desse total, cerca de 300 foram selecionados pelos mais de 50 players participantes, entre eles Warner Bros, Paramount Pictures, Paris Entretenimento, O2 Filmes, Conspiração Filmes, Star+, Camisa Listrada, Anavilhanas, TV Cultura/TV Rá-Tim-Bum, Gloob/Gloobinho, GNT/Viva/Modo Viagem, e TV Globo em Minas.
Durante os encontros, produtores e executivos podem negociar licenciamento de obras, coproduções e formatos originais, além de estabelecer parcerias de longo prazo. Com esse formato, a MAX se consolida como um espaço efetivo de geração de oportunidades, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual e o aumento da competitividade das empresas no mercado.

Margot Brandão. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
Margot Brandão, gerente de negócios da O2 Play, um braço de distribuição da O2 filmes, já participou de Rodadas de Negócios da MAX em outras edições e selecionou cerca de 30 projetos de ficção e documentários, em fase de pré-produção ou já finalizados.
“Esse é meu evento preferido, pois possibilita contato com produtoras de todo o Brasil, um contato mais próximo e direto. A MAX tem crescido muito e vejo projetos de diversos níveis. Esse ano é o primeiro ano que eu consegui vir com mais tempo para participar também dos painéis, que estão incríveis”, destaca.

Emily Hosokawa. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
Pela primeira vez na MAX, a produtora sênior da Warner Bros, Emily Hosokawa, veio buscar projetos de Kids Animation para fazer coprodução.
“Estou sempre de olho no mercado para ver alguns projetos que estão prontos para aquisição, desde que seja em animação. Estou com boas expectativas para as rodadas de negócios. Vou avaliar cerca de sete projetos, de várias partes do país. A MAX é uma ótima oportunidade, pois proporciona encontrarmos pessoas do Brasil inteiro”, comenta.

Clarisse Goulart. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
Clarisse Goulart, a diretora-executiva de desenvolvimento de projetos da Conspiração Filmes, Clarisse Goulart, também participa pela primeira vez da MAX. Ela busca projetos de série ou de longa-metragem que estejam fora do eixo Rio São Paulo.
“Essa é a principal razão pela qual a gente participa de rodadas de negócios em outros estados, para conhecer projetos e talentos fora da nossa cidade de origem. Buscamos projetos de ficção do gênero comédia, comédia-romântica, romance e ação”, diz.
“Uma dica para quem vai apresentar é ser o mais autêntico possível. Os projetos que chamam atenção são aqueles que trazem um frescor, uma autenticidade, de uma voz nova e, claro, que estejam alinhados com tendências do contemporâneo, de consumo e de audiência”, completa.

Equipe Art Barata Filmes – Aldo Pedrosa, Rafael Ali, Mário Júnior, Erileine Carotenuto e Filipo Carotenuto. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
A Art Barata Filmes é uma produtora de Uberaba/MG e participa da Rodada de Negócios com dois projetos. O primeiro é uma série sobre espiritismo e o outro um longa-metragem sobre mistério.
“Primeira vez que participamos da MAX e nossa expectativa é grande para apresentar nossos projetos para os players. Vamos fazer o melhor possível para apresentar o projeto da forma mais bonita e clara”, dizem Aldo Pedrosa e Rafael Reston.

Thais Costa. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
A diretora da Zade Comunicação, produtora/agência de publicidade e propaganda de São Paulo, Thais Costa, vai apresentar dois filmes longa-metragem: um de comédia e outro de drama.
“Nós buscamos financiamento para nossos projetos aqui na Rodada de Negócios. Estamos confiantes que sairemos com bons contatos e boas propostas”, anseia.
Capacitação e preparo para o mercado global
Em 2025, o Sebrae Minas e a BRAVI – Brasil Audiovisual Independente ampliaram a preparação dos empreendedores com o MAX LAB, um laboratório de capacitação voltado para o aprimoramento técnico e estratégico das produtoras brasileiras independentes.
O programa ofereceu aulas online, mentorias individuais e encontros verticais por gênero (Factual/Documental, Ficção e Animação), ministrados por especialistas de mercado e executivos de grandes players. O objetivo foi qualificar as empresas para negociações nacionais e internacionais, fortalecendo a presença do audiovisual.
A iniciativa reafirma o compromisso da MAX em fomentar negócios, conectar criadores e ampliar o alcance das produções nacionais, consolidando Minas Gerais como referência no ecossistema criativo e audiovisual.

Rodada de Negócios MAX 2025. Foto: Agência Sebrae de Notícias/Reprodução
*Fonte: Agência Sebrae de Notícias – MG

