Panorama da publicidade brasileira mostra crescimento do mercado e receptividade do público

O relatório “Inside Advertising: Os principais movimentos da indústria publicitária em 2024” da Kantar IBOPE Media, divulgado recentemente na edição 46 do “Data Stories”, oferece uma visão abrangente sobre o cenário da publicidade brasileira em 2024. O estudo destaca um mercado em franca expansão, impulsionado por um grande número de anunciantes e por um público consumidor bastante receptivo.

Forte crescimento do investimento publicitário
Em 2024, o investimento total em publicidade no Brasil atingiu a marca impressionante de R$ 88 bilhões. Este valor representa um crescimento de 10% em relação a 2023, superando em duas vezes a inflação acumulada do ano (IPCA de 4,73%). O crescimento de 2024 foi superior às variações observadas em 2022 e 2023, ficando atrás apenas dos 29% registrados em 2021 (em comparação com 2020), período de recuperação pós-pandemia. De 2020 a 2024, o salto nos investimentos foi de 65%. Todos os meses de 2024, com exceção de dezembro (que teve uma variação de 6%), apresentaram investimentos superiores aos de 2023, com janeiro, fevereiro e julho se destacando com crescimentos de dois dígitos. Julho, em particular, foi impulsionado pelo início dos Jogos Olímpicos.

Um público receptivo e engajado
O estudo mostrou que a atividade das marcas encontra um público bastante receptivo no Brasil. Mais da metade dos respondentes das soluções de Consumer Intelligence da Kantar IBOPE Media afirmam que a publicidade proporciona assunto para suas conversas e que eles procuram pelos produtos que veem anunciados.

Especificamente, os dados revelam que:

  • 52% dos consumidores acreditam que a publicidade na TV é interessante e proporciona assunto para conversas.
  • 53% declaram ser favoráveis à publicidade em plataformas de streaming.
  • 53% afirmam procurar online pelos produtos que veem anunciados enquanto assistem TV.

A publicidade brasileira, há décadas, vai além de apenas informar sobre produtos e ofertas, sendo um elemento que expressa valores, gera memes e ajuda empresas a se conectarem com seus públicos através de entretenimento e posicionamento.

Dinamismo em múltiplos setores e regiões
Em 2024, mais de 100 mil anunciantes, de todos os segmentos, investiram em publicidade em pelo menos um dos meios monitorados pela Advertising Intelligence da Kantar IBOPE Media.

Dos 29 setores anunciantes, os cinco maiores concentraram 48% do faturamento do espaço publicitário. Entre esses cinco principais, os setores financeiro e de serviços foram os que mais cresceram, com variações de 22% e 25% respectivamente entre 2023 e 2024, combinando forte representatividade e crescimento expressivo. Outros setores importantes incluem Comércio (17% de share), Farmacêutico (6%) e Beleza (6%). O setor de Jogos e Apostas apresentou o maior crescimento percentual, com uma variação de quase 50%. O crescimento da Administração Pública também é notado, sendo compatível com o histórico e o contexto de anos eleitorais.

Geograficamente, embora o eixo São Paulo-Rio tenha concentrado 24% dos investimentos, a compra de mídia cresceu acima da inflação em 15 regiões metropolitanas, e em 10 delas, o crescimento superou os 10%.

A publicidade nas mídias sociais
O Inside Advertising também destaca que as mídias sociais possuem diferentes dinâmicas de conteúdo e publicidade que são específicas para cada plataforma.

Para o Facebook e o Instagram, os top 5 setores com maiores participações, nesta ordem, são Comércio, Serviços, Eletros, Educação e Financeiro. No TikTok, os principais setores são Comércio, Serviços, Eletros, Financeiro e Mídia.

Em resumo, os dados de 2024 revelam um mercado publicitário brasileiro robusto, com crescimento significativo de investimentos, impulsionado por uma base ampla de anunciantes e uma notável receptividade do público, adaptando-se às tendências de consumo de mídia e comportamento online.

*Informações: ZyDigital

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