Daniela Abravanel Beyruti, do SBT; Paulo Marinho, da Globo; Claudio Luiz Giordani, do Grupo Bandeirantes; e Marcus Vinícius Vieira, da Record, no SET Expo 2025. (Foto: Tela Viva/Reprodução)
A SET – Tecnologia e Negócios em Mídia e Entretenimento dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos e inicia um novo ciclo em sua trajetória, marcado pela integração de áreas, fortalecimento da governança e expansão estratégica. Alinhada ao plano de ação para 2026 e à visão apresentada no SET Expo 2025, essa evolução representa o amadurecimento da gestão e a consolidação de iniciativas estruturais, reforçando o compromisso da entidade em ampliar sua presença no setor, estreitar relações com o mercado e atrair novas gerações de profissionais e associados.
A nova estrutura busca tornar os processos mais ágeis e colaborativos, reunindo os temas estratégicos sob a Diretoria-Geral, fortalecendo a atuação da SET no Brasil e no exterior. Com essa configuração, as atividades de Relações Internacionais passam a ser integradas à Diretoria-Geral, sob a liderança de Luana Bravo.
Ainda como parte dessa reestruturação, foi criada uma área exclusiva para Atendimento aos Associados. Bianca Borda passa a coordená-la com o objetivo de estreitar o relacionamento com os atuais associados e desenvolver estratégias de captação de novos membros, pessoas físicas e jurídicas, atuando em diferentes frentes do mercado e fortalecendo a base da entidade. Bianca também incorpora a gestão de eventos, ampliando a integração entre relacionamento, captação e experiência dos participantes.
A área de Planejamento Financeiro e Governança, sob a coordenação de Cezar Rossi, segue com o foco de trazer mais segurança e transparência para os processos e projetos da entidade, apoiando a sustentabilidade e o crescimento organizacional.
A Comunicação da SET também está sendo reestruturada, sob a liderança de Fernanda Vio, com a missão de intensificar a capilaridade da SET e ampliar a divulgação de suas iniciativas, especialmente nas redes sociais. Com um olhar estratégico, a comunicação passa a atuar de forma integrada ao planejamento institucional, apoiando os objetivos da SET para os próximos anos.
Como parte dessa transição, o engenheiro Olímpio José Franco, que integra a SET desde sua fundação em 1988, passa a compor exclusivamente o Conselho de Ex-Presidentes, onde continuará a contribuir com sua experiência e visão estratégica. Engenheiro eletrônico com mais de cinco décadas dedicadas à radiodifusão, iniciou sua trajetória como estagiário técnico na Globo SP. Depois estagiou na Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), em 1969, onde trilhou sua carreira até diretor técnico, posição que ocupou também na TV Jovem Pan. Olímpio é proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo.
Ao longo de sua história na SET, foi presidente em quatro gestões, além de diretor de tecnologia e vice-presidente em diferentes períodos. É membro vitalício da SMPTE, integrante do Módulo Técnico do Fórum SBTVD e recebeu distinções internacionais como o Honorary Member Award do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japão) e o Radio Achievement Award do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses). É também membro do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal (CCS).
“A SET agradece profundamente a dedicação, liderança e legado de Olímpio Franco, fundamentais para a consolidação da entidade e para o avanço tecnológico da radiodifusão brasileira. Além de ficarmos muito felizes em continuar com suas contribuições no Conselho de Ex-Presidentes da SET”, diz a SET em comunicado.
*Fonte: Tela Viva


