Foto: TikTok / Reprodução
O TikTok lançou um novo aplicativo, independente da sua versão original, chamado PineDrama. A novidade é focada nos populares microdramas – conteúdos seriados que, nesse caso, contam com episódios de um minuto de duração. A estratégia foi pensada para o público do TikTok já acostumado ao consumo de conteúdo na tela do celular.
Até o momento, o serviço é gratuito e isento de publicidade. E, nesta fase inicial, está disponível em apenas dois territórios: Estados Unidos e Brasil.
Contexto
No final de 2025, o TikTok acrescentou uma seção específica dentro de sua plataforma original dedicada aos microdramas. Agora, evoluiu o negócio para um serviço independente, aproveitando uma tendência global que segue em ascensão, liderada por apps como ReelShort e DramaBox, que se destacam mundialmente.
O Brasil ganhará em breve sua primeira plataforma exclusiva de microdramas – a TeleTele, dos sócios Camila Guerrilheiro, Antonio Prata, Chico Mattoso, Thiago Teitelroit e Gustavo Mayrink. A ideia é que o serviço seja lançado ainda neste primeiro trimestre. Em paralelo, grupos de mídia e produtoras, como a Globo e a Barry Company, também já trabalham ativamente com o formato.
No último ano, o Kwai fez uma movimentação semelhante e lançou o “Sua Novela”, plataforma de entretenimento gratuita dedicada exclusivamente ao mercado brasileiro, com conteúdos de ficção seriada em formato curto. Pensado para o consumo rápido e direto no celular, o app “Sua Novela” traz mininovelas e minisséries com episódios de curta duração e histórias que misturam drama, romance, suspense e comédia. O objetivo é oferecer uma experiência imersiva e ágil, voltada para o público que busca entretenimento leve e acessível em qualquer hora do dia.
*Fonte: Tela Viva


