TMC estreia oficialmente no lugar da Transamérica nas emissoras próprias e canais digitais

Entrou no ar nesta segunda-feira (13), às 07h00, a Rede TMC. A nova marca substitui a Transamérica nas emissoras próprias do Grupo Camargo de Comunicação (GC2), além de assumir também os canais digitais da antiga rede. Com uma proposta baseada em jornalismo, cobertura esportiva e prestação de serviço, a TMC é apresentada por seus idealizadores como um projeto “disruptivo” para o rádio brasileiro. Empresários como João Camargo e Neneto Camargo estão à frente do projeto, que tem Marcello D’Angelo como diretor geral. O executivo Acácio Luiz Costa também integra o projeto. 

A expectativa pela chegada da TMC foi construída nos últimos dias por meio de uma campanha de contagem regressiva nas plataformas digitais da Transamérica. As peças exibiam a mensagem “pontos sendo ligados”, sugerindo a conexão entre ideias, locais e pessoas — conceito central na nova identidade da rede. O conteúdo promocional também revelou gradualmente elementos visuais da marca. 

De acordo com informações preliminares apuradas pelo tudoradio.com, a programação executada a partir de hoje (13) é uma primeira etapa de implantação da TMC. Todos os detalhes, incluindo equipe, grade definitiva e eventos de apresentação ao mercado tendem a ser consolidados a partir do mês de novembro. 

Outro detalhe é que conteúdos esportivos de destaque e gestões das praças próprias que se destacaram nos últimos anos pela Transamérica seguem ativas na TMC. Tanto que, na semana passada, por exemplo, a equipe esportiva de Curitiba chegou a informar a audiência local sobre a mudança na emissora, além de confirmar a continuidade dos trabalhos locais, que são destaques nas praças que agora estão como TMC. Essas atrações locais já estão contempladas na nova grade.

Já o nome Transamérica segue ativo de forma temporária nas afiliadas atuais, que receberão uma programação musical no formato tradicional da marca, ainda com a identificação antiga. Finalizando prazo de 60 dias para desmobilização da rede, essas emissoras devem assumir outros projetos, como é o caso da afiliada de Juiz de Fora (MG), que já confirmou que irá integrar a Antena 1.

No último sábado (11), a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, informou que a TMC já conta com nomes conhecidos do jornalismo brasileiro em seu time de colunistas e analistas. Ex-CNN Brasil e Globo, e atualmente no UOL, a jornalista Daniela Lima foi contratada para participar do projeto. Também assinaram com a nova rede o jornalista Jamil Chade e o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, colunista da própria Folha. 

A reportagem da Folha indica que Daniela Lima terá uma coluna voltada à análise do cenário político nacional, enquanto Jamil Chade fará comentários diários sobre o panorama internacional e seus reflexos no Brasil. Já Pondé irá abordar temas relevantes da atualidade sob uma perspectiva filosófica e crítica.

GC2 e a TMC
João Camargo, responsável pela implantação da TMC, comanda a iniciativa ao lado do empresário Neneto Camargo, que assume a função de chairman da nova rede. Ambos lideram o GC2, conglomerado que também opera a Alpha FM 101.7, 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 e Rádio Disney FM 91.3.

A Rede TMC estreia com presença em seis capitais brasileiras: São Paulo (100.1 FM), Rio de Janeiro (101.3 FM), Brasília (100.1 FM), Belo Horizonte (88.7 FM), Curitiba (100.3 FM) e Recife (92.7 FM). A expectativa é de que a marca se expanda em breve com uma futura rede de afiliadas, ampliando a cobertura nacional do projeto.

Em entrevista recente à Folha de S.Paulo, João Camargo revelou que a TMC contará com uma sede de 1.500 metros quadrados localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, com previsão de inauguração definitiva a partir de 2026. Segundo o empresário, o objetivo é criar uma infraestrutura robusta e moderna para a produção de conteúdo multiplataforma.

A estruturação do modelo de negócios da rede está a cargo de Sérgio Valente, publicitário que atuou em agências como a DM9 e em empresas como Globo e JBS. Atualmente, Valente lidera a Soluções Valentes, empresa contratada para desenvolver o projeto da TMC.

“É uma rádio disruptiva. Eu quero dar informação e esporte”, afirmou João Camargo à Folha. A proposta da emissora é oferecer programação relevante ao público interessado em atualizações jornalísticas, com forte presença no noticiário esportivo e foco na análise dos principais fatos do país.

A entrada da TMC marca também a transição de João Camargo do segmento televisivo para o rádio. Sua saída da CNN Brasil ocorreu após a consolidação de projetos como o canal CNN Money e o CNN Talks, que, segundo ele, passaram a representar cerca de 30% da receita da emissora. Agora, o empresário afirma estar totalmente dedicado ao novo empreendimento.

Além da atuação no setor de comunicação, Camargo também é conhecido por sua participação no grupo Esfera, iniciativa voltada ao diálogo entre empresários e autoridades. Em entrevistas recentes, o empresário comentou o atual cenário político e as relações entre Brasil e Estados Unidos, mas reiterou que seu foco está no desenvolvimento da nova rede radiofônica

Transição marca novo ciclo no GC2
A aquisição da Rede Transamérica pelo GC2 foi anunciada em fevereiro deste ano, gerando forte repercussão no mercado. A mudança desta segunda-feira representa mais um passo na expansão do grupo, que já controla duas das maiores audiências do rádio em São Paulo — a Alpha FM e a 89 FM A Rádio Rock — e que ampliou sua presença em 2022 ao assumir a operação da Rádio Disney FM 91.3.

A reformulação da rede, com a substituição da Transamérica pela TMC, vem sendo acompanhada com expectativa por profissionais e executivos do setor, especialmente pela promessa de perfil de inovação proposto pela nova marca e pelo histórico de sucesso do grupo à frente de seus projetos radiofônicos.

*Fonte: tudoradio.com

Deixe uma resposta