O rádio brasileiro completou 103 anos de sua primeira transmissão neste domingo (7). A estreia do meio de comunicação ocorreu em 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, com a veiculação do discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa. A transmissão, feita a partir do Rio de Janeiro, pôde ser ouvida por aparelhos receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, marcando oficialmente o início do rádio no país.
O episódio histórico foi viabilizado pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. No ano seguinte, ele fundaria a primeira emissora do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada com o objetivo de promover a educação por meio das ondas do rádio. Roquette-Pinto via o meio como uma ferramenta de ensino, chamando-o de “a escola dos que não tinham escola”, em um país com taxa de analfabetismo de 65% na década de 1920, segundo dados do censo da época.
O rádio começou a se popularizar na década de 1930, após a sanção de uma lei, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, que autorizava as emissoras a transmitirem propagandas. A medida incentivou o investimento empresarial e ampliou o acesso aos aparelhos de rádio pela população. A partir de então, o veículo passou a incorporar música popular, programas de entretenimento e as tradicionais radionovelas, consolidando-se como paixão nacional.
Na década de 1950, o rádio viveu sua chamada “Era de Ouro”. Décadas depois, continua como um dos principais meios de comunicação do país, com capacidade de atingir diferentes públicos, desde as grandes metrópoles até comunidades em áreas remotas.
Hoje, o rádio no Brasl segue com seu alcance estável em patamar elevado de consumo. O estudo mais recente mostra que o rádio é consumido por 79% da população, considerando 13 grandes praças com medição mensal pela empresa. E o tempo de consumo, em época de disputa acirrada pela atenção das pessoas, segue alto, com 3h47 de escuta diária, de acordo com os dados mais recentes. E o maior alcance do rádio no Brasil está na Grande Belo Horizonte, com 87% da população local ouvindo rádio mensalmente. Já o Rio de Janeiro possui o maior tempo médio. Os dados são da nova edição do estudo especial “Inside Audio”, realizado pela Kantar IBOPE Media.
A era digital
Aos 103 anos do rádio, a internet permite, de certa forma, um retorno às origens. A tecnologia empregada no rádio vem sendo desenvolvida constantemente, além de investimentos em novas formas de transmissão, como canais digitais e aplicativos para celulares.
O tudoradio.com conta com seu aplicativo para smartphones, onde o ouvinte pode rodar por rádios de várias cidades brasileiras com uma experiência muito parecida com tradicional forma de girar o dial FM e AM, mas com estações de todo o país ao alcance do ouvinte. O aplicativo está integrado ao portal, que organiza as listas de rádios por cidades, frequências e gêneros de programação.
Além disso, o Brasil vive o processo de migração das rádios AMs para o dial FM, já com várias emissoras operando em Frequência Modulada com a permissão do governo. Esse processo tem fomentado também a indústria voltada ao setor, que se mantém aquecida com a aquisição de vários equipamentos.
*Informações: tudoradio.com