Cenp Meios: investimentos em publicidade crescem 12,5%

Volume acumulado no período atinge R$ 11,9 bi, cerca de R$ 1,32 bi a mais do que o mesmo período em 2024

Os investimentos em publicidade no primeiro semestre de 2025 cresceram 12,52% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Painel Cenp-Meios, divulgados nesta quarta-feira, 10.

O volume acumulado atingiu R$ 11,93 bilhões, cerca de R$ 1,32 bilhão a mais do que o montante registrado entre janeiro e junho do ano passado, aponta o levantamento realizado pelo Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário (Cenp).

Um dos fatores que chamam atenção no desempenho do segmento é o fato de ser superior aos principais indicadores da economia brasileira: nos primeiros seis meses deste ano, o PIB avançou 2,5%, resultado de fatores como as altas taxas de juros e a diminuição da produtividade da indústria. A publicidade, em comparação, cresceu cinco vezes mais no acumulado do período.

As veiculações em âmbito nacional somaram R$ 8,23 bilhões no semestre, o que corresponde a 69% do total investido. Regionalmente, o Sudeste concentrou o maior volume, com R$ 2,23 bilhões (18% do total). Na sequência, apareceram Nordeste, responsável por R$ 563,48 milhões (4,7%); Sul, com R$ 442,30 milhões (3,7%); Centro-Oeste, com R$ 335,52 milhões (2,8%); e Norte, com R$ 128,22 milhões (1,1%).

Os dados do Painel Cenp-Meios são referentes aos espaços publicitários que foram efetivamente adquiridos pelas agências de janeiro a junho de 2025. O mapeamento considera os pedidos de inserção (PIs) emitidos pelas agências e são organizados por meio, período, estado e região. A entidade não tem acesso a informações individualizadas de clientes ou veículos.

O Cenp-Meios é monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), organismo estatutário especializado em pesquisa, mídia, circulação e métricas, formado por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos de comunicação. O sistema também é respaldado pela verificação independente da KPMG.

Investimentos em publicidade crescem 12,5% (De jan a jun 2025)
MEIOValor Faturado (R$)Share (%)
CINEMAR$ 33.0730,3%
INTERNETR$ 4.801.78240,2%
Internet ÁudioR$ 11.4360,2%
Internet BuscaR$ 349.5427,3%
Internet Display e OutrosR$ 2.826.57358,9%
Internet SocialR$ 1.197.87224,9%
Internet VídeoR$ 416.3598,7%
JORNALR$ 157.1481,3%
OOH/MÍDIA EXTERIORR$ 1.426.10311,9%
RÁDIOR$ 441.1203,7%
REVISTAR$ 32.8500,3%
TELEVISÃOR$ 5.044.78142,3%
Televisão AbertaR$ 3.986.31679,0%
Televisão por AssinaturaR$ 1.058.46521,0%
TOTALR$ 11.936.857100%

Mensagem da Ascom AMIRT: Nesse cenário, rádio e televisão se destacam como meios estratégicos. O rádio se mantém como um dos veículos mais próximos da comunidade, capaz de entregar campanhas regionalizadas com grande eficiência. Já a televisão continua liderando os investimentos, o que comprova sua força como mídia de massa e sua relevância na construção de marcas. Investir em rádio e TV agora significa garantir espaço em meios que geram confiança, oferecem alta capilaridade e se complementam com as plataformas digitais, ampliando o alcance e a efetividade das campanhas.

*Fonte: Meio&Mensagem

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