A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG) lementam profundamente o falecimento do operador de áudio José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga no meio radiofônico.
Trajetória
Formiga construiu trajetória de três décadas na Rádio Globo, emissora onde atuou como operador de áudio e sonoplasta. Seu nome está diretamente ligado à criação do efeito de eco que marcou a vinheta “Brasil-sil-sil”, um dos áudios mais emblemáticos das transmissões esportivas da casa.
A vinheta surgiu em 1969, durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, para embalar a torcida pela Seleção Brasileira. O efeito desenvolvido por Formiga deu característica única à locução de Edmo Zarife (1940-1999), consolidando a peça como símbolo das jornadas esportivas da emissora.

Após deixar a Rádio Globo, em 2011, o profissional ingressou com uma ação judicial contra o Grupo Globo relacionada ao direito de uso e veiculação da vinheta. Uma década depois, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu favoravelmente ao sonoplasta, garantindo indenização pela utilização do material.
Formiga participou de congressos da AMIRT e era muito querido e bem-visto por radiodifusores mineiros. “Fui a NAB em 1987, isso mesmo, há quase 40 anos, e ele foi meu grande anfitrião. Um gênio da operação e sonoplastia. Um sujeito educado, simples e do bem. Descanse em paz Formiga!”, declarou Marcos Naves, ex-presidente da AMIRT.
Reveja uma entrevista de Formiga.
Palestra de Formiga sobre qualidade de áudio.
Neste momento de luto, o SERT-MG, a AMIRT e seus associados prestam suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de José Cláudio Barbedo, certos de que seu profissionalismo e dedicação serão eternamente lembrados na radiodifusão brasileira.
Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior
Presidente AMIRT/SERT
*Com Informações: Tudo Rádio


