A Alvorada FM 94,9, de Belo Horizonte, celebrou 47 anos no ar no dia 14 de julho. Para marcar a ocasião, a emissora realizou uma série de ações institucionais e promocionais, com destaque para o evento “Rádio On”, realizado na última segunda-feira (14/07), na capital mineira, reunindo parceiros, profissionais do mercado publicitário, clientes e colaboradores.
Francisco Bessa, diretor da Alvorada há 40 anos, relembrou sua trajetória na emissora e contou das inúmeras dificuldades enfrentadas no início. “O início foi muito difícil. A emissora, na época, contava apenas com um transmissor de 5 kW, sem nenhum transmissor reserva. Os estúdios tinham equipamentos bastante simples, o modelo era de locutor e operador, e as despesas superavam a receita — ou seja, uma situação bastante complicada. Mas com o apoio dos acionistas, fomos investindo em novos equipamentos e contratando excelentes profissionais”, comentou.
Apesar dos desafios, a rádio se fortificou, e hoje, conta com equipamentos de ponta e profissionais qualificados. “Hoje, sem nenhuma dúvida, a Alvorada FM é uma das emissoras mais bem estruturadas e equipadas do país. Ao longo dessa trajetória, a Alvorada foi premiada duas vezes com o título de “Veículo do Ano”, o que nos deu ainda mais força para seguir em busca de audiência e resultados financeiros cada vez melhores. Resumindo, é muito bom fazer parte desse time”, destacou Bessa.
Adaptabilidade e presença no digital
O diretor falou ainda sobre a capacidade do rádio em se adaptar perante momentos difíceis. “Mais recentemente, enfrentamos juntos a pandemia da Covid-19 — um momento desafiador que nos obrigou a repensar o meio rádio. Com o avanço do digital, fomos levados a investir em estúdios voltados para a produção de podcasts e videocasts, além de outras soluções para acompanhar essa nova realidade. O rádio está sempre se adaptando aos novos desafios.”
Francisco Bessa explicou como a rádio se adaptou às transformações tecnológicas ao longo dos anos, de forma gradual e estratégica. “O site se tornou mais dinâmico, o aplicativo ganhou interatividade, consolidamos nossa presença em todas as plataformas digitais e ampliamos a produção de podcasts e videocasts. Essa trajetória de evolução nos levou até a inteligência artificial, sempre com o compromisso de manter a essência da Alvorada FM: a qualidade musical que nos diferencia”, salientou.
Rádio On
O evento de celebração do aniversário da Alvorada, denominado “Rádio On”, contou com uma palestra do jornalista e CEO do portal tudoradio.com, Daniel Starck, que apresentou o cenário atual do rádio no Brasil, em um momento de transformação e fortalecimento, impulsionado pela integração com o digital.
Segundo Bessa, a palestra enfatizou que o rádio está longe de perder relevância. “O meio se adaptou de forma natural às novas tecnologias, ampliando seu alcance e mantendo sua conexão com o público. Com a expansão do streaming, dos aplicativos móveis, smart speakers e das redes sociais, o rádio deixou de ser apenas um canal linear para se tornar uma experiência multiplataforma. A mobilidade, a credibilidade e o imediatismo continuam sendo marcas registradas do rádio, agora potencializadas pelo ambiente digital. Essa evolução mostra que o rádio não está apenas resistindo às mudanças, mas liderando a inovação na comunicação com agilidade, criatividade e proximidade”.
O presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG), Mayrinck Júnior, comentou sobre o trabalho exponencial feito pela Alvorada no segmento adulto/contemporâneo em Belo Horizonte.
“Quero parabenizar ao Bessa, pelo belo trabalho feito nesses 40 anos à frente da Alvorada. O mercado de rádio é referência no Brasil: em média, 76% da população ouve rádio. Em Minas Gerais, quase 86% [da população ouve rádio], então é um número muito significativo. Ter rádios que contribuem com esse crescimento é muito importante. Parabenizo a toda equipe que compõe o grupo Alvorada por esses 47 anos fazendo uma boa programação”, felicitou Mayrinck Júnior.

Durante o “Rádio On”, a Alvorada FM apresentou oficialmente sua assistente virtual SOL, criada no final do ano passado. Por meio de uma impressionante projeção holográfica, SOL deu as boas-vindas aos convidados e conduziu o tradicional “parabéns”.
Desde sua criação, SOL já marca presença nas redes sociais da emissora e, a partir de agora, também participará de ações promocionais e institucionais. Com uma abordagem moderna, dinâmica e personalizada, ela contribui para estreitar o relacionamento com os ouvintes.
“Mais do que uma assistente, a SOL veio para somar à identidade da Alvorada FM, conectando inovação e proximidade em cada interação”, concluiu o diretor Francisco Bessa.