A campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio tem como objetivo sensibilizar toda a sociedade sobre a importância das relações igualitárias, da vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de reforçar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. Por meio da força do esporte, atletas e torcedores, mobiliza a população em torno da causa.
Lançamento
Campanha idealizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o América Futebol Clube, o Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube. Lançada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a campanha se estenderá até novembro de 2025.
O objetivo é sensibilizar torcedores, jogadores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, de uma vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de ressaltar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. O feminicídio é o assassinato de uma pessoa do sexo feminino de qualquer idade, motivado por violência doméstica ou aversão à condição de ser mulher.
Dados do estudo Futebol e Violência contra a Mulher, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022, revelam que, nos dias de jogos de futebol, os registros de ameaças contra mulheres aumentam em 23,7%, e os casos de lesão corporal dolosa crescem 20,8%. De acordo com o MPMG, Minas Gerais ocupa a 2ª colocação no ranking dos Estados brasileiros com mais feminicídios, atrás somente de São Paulo.
“Esses números evidenciam a urgência de ações que dialoguem diretamente com o público masculino. A violência contra a mulher e o feminicídio atingem todas as classes sociais. O futebol é uma poderosa plataforma de comunicação de massa. Clubes de futebol e ídolos do esporte desempenham um papel fundamental na formação de valores e comportamentos, especialmente entre os homens. Esse potencial pode ser mobilizado para promover mudanças sociais, incluindo o enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca a coordenadora do CAO-VD do Ministério Público, promotora de Justiça Denise Guerzoni.
Ações no esporte
A campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio tem promovido ações de conscientização em diferentes esportes e espaços. Nos estádios Mineirão e Independência, a iniciativa contou com exibição de mensagens nos telões e entrada de faixas em campo. Também estão sendo realizadas capacitações com atletas e equipes dos clubes, com foco na educação para o respeito e igualdade.
A campanha se expandiu ainda para outras modalidades, como o vôlei, com ações no Minas Tênis Clube durante partidas da Superliga, e o tênis, com participação no torneio Panela Finals. O ex-tenista Bruno Soares se uniu à causa, reforçando que os valores do esporte devem ser levados para a vida.



Denúncias
Qualquer pessoa pode denunciar casos violência contra a mulher, pela Ouvidoria do MPMG (telefone 127) ou pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. Em situações de urgência e perigo iminente, é recomendàvel acionar a Polícia Militar pelo 190.
Parceria
A AMIRT é parceira do MPMG na divulgação desta campanha e convida seus associados a se juntarem a essa iniciativa. Os veículos podem veicular o spot abaixo em sua programação e fortalecer essa mensagem junto à sua comunidade. Vamos juntos ampliar o alcance dessa ação tão importante!
Spot