E se a próxima onda da economia criativa não for impulsionada por tendências virais ou algoritmos, mas por conexões genuínas e confiança mensurável? Esse é o futuro que a Audacy prevê, com “influenciadores que priorizam a voz” prestes a fazer do rádio e dos podcasts os principais canais de conteúdo.
Os dados estão no The Creator Effect , a atualização de outono do relatório State of Audio da emissora.
De acordo com a pesquisa da Audacy, 61% do público de rádio ouve especificamente DJs e apresentadores, enquanto 55% dizem que ouvem para sentir uma sensação de companheirismo. Essa conexão compensa para as marcas. Os ouvintes de rádio são 100% mais propensos a confiar em recomendações de suas personalidades favoritas do que de influenciadores de mídia social, e 8 em cada 10 ouvintes dizem que sintonizam principalmente para ouvir vozes conhecidas, em vez de playlists.
As receitas dos criadores de áudio mais que dobraram desde 2020, refletindo uma mudança do marketing de influência transacional para relacionamentos baseados em credibilidade e familiaridade. Esses “influenciadores que priorizam a voz” são apresentadores cujo alcance se estende além das ondas do rádio, chegando a podcasts, eventos ao vivo e espaços comunitários, transformando públicos passivos em fandoms ativos.
O estudo também constata que a confiança se traduz diretamente no comportamento do consumidor. 76% dos ouvintes de podcast relatam comprar uma marca após ouvir um anúncio lido por seu apresentador favorito, enquanto seis em cada dez afirmam confiar mais em anúncios de podcast do que em qualquer outro meio. Podcasts menores e de médio porte superam programas de celebridades em taxas de conversão, provando que a profundidade do engajamento pode superar a escala.
As raízes locais do rádio continuam sendo uma de suas maiores vantagens. Um terço dos ouvintes afirma que sua estação local os faz sentir mais conectados à comunidade, e 44% dos ouvintes de podcast gostariam de conhecer seus apresentadores favoritos em eventos ao vivo. Esse senso de pertencimento se estende aos anunciantes: 44% dos ouvintes sentem uma conexão mais forte com as marcas endossadas por seus apresentadores favoritos, um fenômeno que a Audacy chama de “efeito halo”.
Um tópico popular nos últimos tempos, o rádio esportivo continua liderando o caminho na conversão de paixão em compra.
Fãs que interagem com suas emissoras locais de notícias esportivas têm três vezes mais chances de visitar o site de um patrocinador, quatro vezes mais chances de fazer uma compra e seis vezes mais chances de baixar um aplicativo. Em um exemplo, a 92.3 The Fan, de Cleveland, ajudou a impulsionar as vendas no showroom de um anunciante local em 30% após firmar parceria com o apresentador Andy Baskin para recomendações autênticas e baseadas em experiências.
O relatório completo State of Audio: The Creator Effect já está disponível via Audacy.
*Fonte: Rádio Ink