Encontro celebrou o Dia do Mídia com descontração e reconhecimento mútuo entre profissionais da comunicação
Na última quinta-feira (26), a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG), o Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares de Minas Gerais (Sindijori-MG) e o Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG) promoveram o Mídia, Uai!, para celebrar ao Dia do Mídia (comemorado oficialmente dia 21 de junho).
Com o objetivo de valorizar os profissionais responsáveis por planejar e distribuir campanhas de forma estratégica entre os veículos de comunicação, o evento reuniu agências, anunciantes, radiodifusores e representantes do setor público. A noite contou com participação especial da apresentadora Kayete, stand-up do humorista Paulo Araújo, karaokê e coquetel, garantindo um clima leve e descontraído.

“O objetivo é valorizar o mídia, porque é ele que faz o trabalho de ligação do nosso cliente com as empresa. É ele que faz o planejamento e estrutura uma bela campanha. Ele move essa máquina hoje em Minas Gerais”, declarou Mayrinck Júnior, presidente da AMIRT e do SERT-MG.
“O mais importante na comunicação é o relacionamento, é o networking, é que a gente se conheça, troque experiências e converse”, completou.
Reconhecendo laços e trajetórias

A organizadora do evento, Marina Alves, destacou o lado relacional da ação:
“Hoje é um dia pra gente não preocupar com trabalho, pra gente preocupar em comemorar, em divertir, porque são pessoas que nos ajudam muito, que a gente deve muito. A gente tem um relacionamento muito legal e a gente quer enaltecer esses profissionais que são tão importantes pra gente.”

O vice-presidente do SERT-MG, Bruno Carneiro, também reforçou a importância da união:
“Sem a publicidade, sem o recurso, a gente não é nada. […] Se a gente não fizer uma publicidade saudável, se a gente não tiver formas como sustentar isso, a gente perde inclusive a nossa liberdade de expressão, a gente perde inclusive esse pilar de sustentação democrática, que é a indústria da comunicação.”
Voz ativa dos mídias
Os próprios mídias, homenageados da noite, ressaltaram a relevância do rádio nos planejamentos estratégicos e o valor de encontros como este.

Mazza Ferreira, da LZ Comunicação, pontuou:
“O rádio é o veículo que vai proporcionar abrangência pra campanha. Ele tem aquele apelo emocional e credibilidade que a gente precisa. […] No próprio rádio, através das emissoras de perfis diferentes, a gente pode segmentar o público. Então, assim, é fundamental no planejamento de mídia.”

Gladeir Amaral, da agência LUME, enfatizou a importância do reencontro presencial:
“Esse evento é muito importante para o nosso mercado publicitário, né!? Que é o momento de você reencontrar grandes amigos. Principalmente, o pessoal do interior, que a gente conversa muito, aquela coisa muito do online. Então, quando encontra aqui pessoalmente, você vê que a comunicação é diferente.”

Ravel Cavalheiro, mídia da SECOM-MG, assegurou a força regional do rádio:
“Hoje, nós anunciantes e as agências de propaganda, também, têm uma necessidade de comunicar de forma regionalizada em todo o estado de Minas Gerais. Então, a força do meio rádio entra aqui nos nossos planos de mídia e comunicação das marcas. Porque a gente sabe que consegue fazer um direcionamento daquela campanha publicitária para aquela região e conversar diretamente com aquele público que tá ali.”
Um setor integrado e em evolução
A reunião também contou com o humor de Paulo Araújo, que trouxe o “mineirês” como elemento de conexão e riso:

“Eu tenho um curso de mineirês, né!? Eu estou no segundo espetáculo já, que o primeiro era mais falando sobre as minhas vivências de uma pessoa que veio do Nordeste e mora em Minas Gerais, e esse novo já é mais explicando alguns termos, alguns comportamentos do mineiro, algumas expressões. Parece uma aula, só que você dá risada também. Assim, eu espero que dê, né!? Se não der, eu errei.”, brincou o humorista.
Para Gustavo Faria, presidente do Sinapro-MG, o reconhecimento mútuo promovido durante a programação é essencial:

“Acho extremamente importante ouvir do meio rádio as inovações, as posições assumidas como um canal de contato para as marcas anunciantes e o reconhecimento do mídia como um profissional essencial dentro das agências, dentro dos clientes e como um parceiro constante dos veículos de comunicação, é sempre bom, para fazer com que o mercado desse tipo de profissional continue em evolução, continue crescendo e trazendo mais informações pra gente.”
O Mídia, Uai! foi um gesto de fomentação entre quem planeja, quem comunica e quem realiza, reforçando o compromisso da AMIRT em investir na união dos profissionais da comunicação em Minas Gerais.
Confira a cobertura do evento em vídeo:
Confira a cobertura do evento em áudio:
Confira as fotos do evento:
*Fotos e vídeo: ASCOM AMIRT