Imagem: MCom/Reprodução
Ação vai mapear organizações aptas a receber equipamentos do Programa Computadores para Inclusão
O Ministério das Comunicações (MCom) participa, a partir desta terça-feira (21) até sábado (25), da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em Brasília (DF). No estande do Governo Federal, a pasta fará o mapeamento de organizações LGBTQIA+ aptas a receber computadores recondicionados por meio do programa Computadores para Inclusão, iniciativa que transforma resíduos eletrônicos em oportunidades de acesso à tecnologia e à cidadania digital.
Desde 2023, o programa já destinou 242 equipamentos a entidades que atendem o público LGBTQIA+, fortalecendo ações voltadas à inclusão digital, capacitação profissional e letramento tecnológico. Os computadores são utilizados em oficinas, cursos e projetos que ampliam o acesso à informação e contribuem para a geração de renda e autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante o evento, representantes do MCom também participarão de rodas de conversa voltadas aos quatro eixos temáticos da conferência: enfrentamento à violência; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização; e institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a conferência tem como objetivo propor diretrizes para políticas públicas e para o Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania LGBTQIA+. O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e deve reunir cerca de 10 mil participantes de todo o país.
📅 Confira a programação completa.
*Fonte: MCom