Presidente do TCE-MG destaca importância do rádio em visita à AMIRT

Na última sexta-feira (22/08) o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCU-MG), Durval Ângelo, esteve na sede da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e foi recebido pelo vice-presidente da Associação, Bruno Torres.

Durante o encontro, Durval Ângelo salientou a importância da radiodifusão para que os gestores públicos possam prestar conta à população. “Um dos princípios da Constituição Federal e reproduzido na Constituição Estadual é a publicidade dos atos de governo. Um ato de governo para ter legitimidade na democracia tem que ser publicizado e o rádio é a forma mais antiga e mais eficiente de fazer isso”, comentou.

O presidente do TCE-MG pontuou ainda sobre a abrangência do rádio, que chega à locais que outros meios de comunicação são escassos. “O rádio atinge, muitas vezes, lugares de zonas rurais, onde nem sinal da televisão chega. Tanto que a gente vê aqui, em Belo Horizonte, as audiências das rádios e no interior também. As pessoas se informam muito ainda pela questão da rádio”.

Segundo Durval Ângelo, “O rádio tem uma praticidade para um município, para uma prefeitura, informar suas ações pelo rádio [é prático]. Porque a pessoa pode estar andando ouvindo o rádio, pode estar dirigindo ouvindo o rádio, até na bicicleta, lógico, sabendo que tem que prestar atenção também na estrada. Mas de qualquer maneira, o rádio é a forma mais eficiente, eu não tenho dúvida disso, de comunicação”, enfatizou.

Outro ponto citado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado foi a segurança jurídica. “A rádio é uma concessão pública, se ela mente, se ela faz uma fake news, você tem como punir com mais eficiência e rapidez. Num telefone celular, ou nessas redes sociais, é muito difícil uma punição. [O rádio] é uma das mais eficientes. Você cumpre esse requisito da administração pública, da publicidade, de forma muito eficiente, através do rádio”, finalizou.

Já o vice-presidente da AMIRT, Bruno Torres, destacou a relevância da visita e reforçou o papel da parceria entre os órgãos de controle e a radiodifusão: “Receber o presidente do Tribunal de Contas aqui na AMIRT é extremamente significativo. Isso demonstra o reconhecimento do trabalho que o rádio e a televisão realizam em prol da transparência e da informação de qualidade para a população. A radiodifusão é, historicamente, um canal democrático e acessível”.

Por fim, a diretoria da AMIRT afirmou que: “Essa aproximação fortalece ainda mais nosso compromisso de levar informação correta e de interesse público, contribuindo para a cidadania e para a boa gestão dos recursos públicos”.

Deixe uma resposta