O Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) nomeou, nesta quinta-feira (28), em Brasília, o advogado Cristiano Lobato Flôres para a Presidência Executiva da Associação, marcando uma mudança histórica na governança da entidade. Pela primeira vez, desde sua fundação, em 1962, a ABERT substitui o modelo de um presidente representante de uma emissora por um executivo para liderar a Associação. Lobato Flôres atuava como diretor-geral da ABERT desde 2018, após dirigir a área jurídica por cinco anos.
Roberto Cervo Melão, que ocupou a vice-presidência da ABERT no último período (2020-2025), assumirá a presidência do Conselho Superior – composto pelas câmaras de Rádio e Televisão – e terá como vice-presidente o conselheiro Vicente Jorge.
O processo de transição foi liderado pelo ex-presidente Flávio Lara Resende, que passa a integrar o Comitê Executivo Institucional, composto por Lobato Flôres, Roberto Melão e pelos conselheiros Paulo Tonet Camargo, Fernando Fischer e Caique Agustini.
Estrutura da nova governança A ABERT adotou um novo modelo de gestão, já utilizado por grandes empresas, no qual um conselho define as diretrizes estratégicas e o CEO é responsável por executá-las.
Conselho Superior: mantido como órgão máximo da entidade, composto por 48 membros, com funções deliberativas de alto impacto estratégico.
Comitê Executivo Institucional: criado para dar agilidade, definir a estratégia institucional da ABERT e acompanhar os atos de gestão. Formado por quatro conselheiros (vice-presidentes), pelo presidente-executivo e pelo presidente do Conselho Superior.
Presidente-executivo:nova função. Responsável pela representação e gestão da ABERT, com poderes para execução. Nomeado pelo Conselho Superior.
Em discurso de posse, Lobato Flôres destacou a importância de dar continuidade aos projetos de inovação e competitividade, que fazem parte da agenda regulatória da radiodifusão, e a intensificação e fortalecimento de parcerias com entidades do setor.
“Os desafios de nosso setor tornaram-se reconhecidamente mais complexos. Para que nos mantenhamos relevantes e fiéis a tudo o que já foi conquistado, ampliaremos na ABERT a visão empresarial de sua gestão, focada na busca pela excelência e por resultados — sempre pautados pela ética e transparência de suas ações. O diálogo permanente será incentivado como um verdadeiro processo de construção coletiva”, afirmou.
Trajetória de Cristiano Flôres Natural de Porto Alegre (RS), Cristiano Lobato Flôres é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal). Foi gerente jurídico do Grupo RBS entre 2010 e 2013, quando assumiu a Diretoria de Assuntos Legais e Institucionais da ABERT.
Lobato Flôres é também membro da 4ª Câmara do Conselho de Ética do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária); do Conselho de Ética do CENP (Conselho Executivo de Normas-Padrão); do GIRED (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV ); do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.5 GHz); da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).
Diretoria da AMIRT reforça parceria com a ABERT O presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG), também conselheiro da ABERT, Mayrinck Júnior, elogiou a gestão de Flávio Lara Resende, agora ex-presidente da ABERT.
“A gestão que se encerra, do Flávio Lara, foi muito profícua. O Flávio conseguiu ampliar a relevância que a ABERT já tinha no Brasil para o mundo, mostrando que a ABERT é a segunda maior associação de radiodifusão do mundo, com mais de 3.200 associados, atrás somente da NAB, dos Estados Unidos. O Flávio fez uma gestão de várias conquistas, ele teve uma luta complicada no pandemia, imagina fazer associativismo com o isolamento? Então, ele foi um herói nesse momento. Nós temos que agradecer muito, porque a ABERT é doação. Quando você pensa que a pessoa divide os trabalhos dela, junto à empresa dela, e ainda doa o tempo para resolver todos os problemas que chegam à Brasília, de todos os radiodifusores do Brasil, o trabalho é muito valioso. Então, só a doação de tempo já é uma coisa vitoriosa. Parabenizo o Flávio por essa doação”, afirmou Mayrinck Júnior.
Diretores da AMIRT junto à Roberto Melão e Cristiano Lobato Flôres. Foto: Arquivo pessoal
Diretores da AMIRT junto à outros membros da diretoria da ABERT. Foto: Arquivo pessoal
O presidente da AMIRT também manifestou votos de sucesso a Cristiano Lobato Flôres: “Desejo ao Cristiano êxito nessa nova missão que ele inicia agora”, afirmou.