FIEMG promove 7ª edição do Imersão Indústria e reúne lideranças para discutir o futuro do setor produtivo

Palestra de Caio Caneiro no Imersão Indústria. Foto: FIEMG

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) promoveu, nos dias 16 e 17 de outubro, a 7ª edição do Imersão Indústria, principal evento do setor produtivo de Minas Gerais.

Com o tema “Conexões para transformar o futuro”, o Imersão contou com mais 50 horas de conteúdo, entre painéis e palestras, para debater temas estratégicos que influenciam nos negócios. Entre os assuntos estavam incluídos tópicos como economia e finanças, capital humano, ESG, gestão tributária, inovação e tecnologia, meio ambiente e energia e relações do trabalho.

O presidente em exercício da FIEMG, Carlos Mário de Moraes, destacou o propósito do evento. “Estou aqui hoje representando o presidente Flávio, a pessoa que criou essa imersão em Minas Gerais, para que as empresas mineiras tenham conhecimentos, possam aqui dialogar, conhecer, trocar informações e crescer. É um evento que tem 5 mil inscrições, segundo os dados da FIEMG, então, diversas empresas, segmentos estão participando. Quando o Flavio criou este evento, ele quis trazer o pessoal do interior e de vários setores [para] se unirem para desenvolver, crescer e melhorar a capacidade produtiva de Minas Gerais”, pontuou.

Carlos Mário de Moraes comentou ainda sobre a expectativas em relação à viagem do presidente Flávio Roscoe, que está em Missão Internacional à Europa. “Os contatos que tive com o nosso presidente, [ele contou que] eles já conseguiram várias empresas interessadas em investir Minas Gerais, principalmente agora, com os minérios raros.  Em todas as viagens que o presidente Flávio faz, ele traz muitos investimentos para Minas”, afirmou.

O primeiro dia de programação contou com a participação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, que apresentou a palestra “Ativismo Judicial e Insegurança Jurídica”, na qual abordou o papel do Judiciário e os impactos da instabilidade das decisões judiciais no ambiente de negócios, no investimento produtivo e na confiança das instituições brasileiras.

O ministro enfatizou a relevância de eventos como o Imersão e sua contribuição para o setor. “O aprimoramento que é infindável. Temos que ouvir, concordando ou discordando, não importa, mas sempre a partir da liberdade de expressão, que é medula do Estado Democrático e Direito”, declarou o jurista.

Marco Aurélio Mello destacou ainda a importância do Estado cumprir com suas obrigações e dar liberdade de atuação, dentro dos princípios legais, ao empresariado. “O empresário é um homem interessado. Interessado em perceber a atuação do Estado e o Estado deve deixar a livre iniciativa atuar, apenas assumindo os serviços essenciais, como segurança, saúde e educação. E ser um parceiro nesse sentido de observância da ordem jurídica do empresariado em geral. É isso que o empresário quer, saber o que pode ou não ocorrer na atuação do Estado, representado pelo chefe do Executivo, também pelo Poder Legislativo e tendo como a última trincheira nos conflitos o Judiciário”, salientou.

Durante o evento vários palestrantes de renome estiveram presentes, como Caio Carneiro, fundador da escola Vende-C e autor do best-seller “Seja foda”; a escritora, psiquiatra e palestrante Ana Beatriz Barbosa; a fundadora da Be Back Now, Tetê Baggio; o presidente da RHI Magnesita LATAM, Wagner Sampaio; O CEO da Usiminas, Marcelo Chara; o Juiz Federal do Trabalho e Redator da Reforma Trabalhista, Marlos Melek, o diretor-presidente da Copasa, Fernando Passalio, e outros profissionais relevantes.

Palestras durante o Imersão Indústria 2025. Fotos: Reprodução/FIEMG

O Imersão Indústria se consolidou como um dos maiores encontros da indústria mineira, reunindo lideranças empresariais e especialistas para promover o diálogo, fortalecer conexões e discutir caminhos para o crescimento sustentável e competitivo do setor. A programação contou ainda com espaços voltados ao networking, coworking, exposições e demonstrações de soluções e tecnologias aplicadas à indústria.

Assista à reportagem:

Deixe uma resposta