Pesquisa aponta que 54% dos brasileiros usarão mais de uma tela para acompanhar os jogos da próxima Copa

Imagem: Tela Viva/Reprodução

A Copa do Mundo de 2025 será a mais digital de todos os tempos, com 66% dos brasileiros conectados durante os jogos e uma forte adesão ao consumo multiplataforma. É o que aponta o estudo “O Brasileiro e a Copa”, encomendado pela mediatech de esportes Resenha Digital Clube e realizado pela Data-Makers. A pesquisa, que ouviu 1.000 fãs de esporte de diversas classes e regiões, também mapeia comportamentos de consumo e mídia no período.

A experiência ao vivo da Copa do Mundo de 2026 será predominantemente multiplataforma, com 54% dos fãs utilizando mais de uma tela para acompanhar os jogos e 12% optando somente pelo celular. No quesito de consumo de conteúdo (notícia, informação e entretenimento), a TV aberta ainda lidera com 85%, mas as plataformas digitais demonstram força e são complementares, com Instagram (82%), sites de notícias (77%), YouTube (70%) e TikTok (42%) atuando como canais essenciais.

Para interações durante os jogos, o WhatsApp domina com 49% da preferência, seguido por Instagram (12%) e YouTube (10%). Essa torcida online usa seus aparelhos principalmente para comentar e postar (86%) e trocar mensagens com amigos (71%).

Os influenciadores também devem desempenhar um papel crucial pela busca de atenção online. Entre as figuras públicas mais influentes, Neymar (31%), Neto (21%) e Tiago Leifert (14%) lideram. Ex-atletas e jornalistas especializados são os tipos de influenciadores mais valorizados (31% e 19%, respectivamente), com a preferência por conteúdos como comentários ao vivo (30%) e lives pré/pós-jogos (23%).

“A Copa de 2026 será a mais conectada de todos os tempos, mostrando como o público brasileiro está cada vez mais envolvido de forma multiplataforma. Essa diversificação no consumo de conteúdo e a alta adesão às redes sociais representam uma oportunidade única para explorar o potencial de engajamento digital, criando experiências mais dinâmicas e próximas do torcedor”, afirma Leandro Gléria, head de operações do Resenha Digital Clube.

“Os dados reforçam que o público brasileiro está altamente conectado e ativo durante os jogos, utilizando várias telas e plataformas ao mesmo tempo. Essa forte adesão ao consumo multiplataforma e às interações online demonstra uma audiência cada vez mais engajada e ávida por conteúdos ao vivo, o que deve orientar estratégias de comunicação e produção de conteúdo para o maior evento esportivo do planeta”, pontua Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers.

Principais insights:
66% dos brasileiros estarão conectados durante os jogos da Copa;

54% usarão mais de uma tela para assistir aos jogos;

TV aberta (85%) lidera, mas Instagram (82%), sites de notícias (77%), YouTube (70%) e TikTok (42%) são essenciais para conteúdo;

WhatsApp é a plataforma preferida para interações durante os jogos (49%);

86% usam redes sociais para comentar/postar, 71% trocam mensagens no celular durante os jogos.

O estudo
A pesquisa “O Brasileiro e a Copa” foi realizada pela Data-Makers, sob encomenda da mediatech de esportes Resenha Digital, em outubro de 2025. O estudo utilizou entrevistas online de autopreenchimento com 1.000 brasileiros que acompanham eventos esportivos, representando todas as classes sociais e todas as regiões do Brasil.

O perfil da amostra incluiu 44% de mulheres, 55% de homens e 1% de outros gêneros. Em termos de classe social, 31% pertencem às classes AB, 42% à classe C e 27% às classes DE. A distribuição regional contemplou Sudeste (45%), Nordeste (20%), Sul (18%), Centro-Oeste (9%) e Norte (8%).

*Fonte: Tela Viva

Deixe uma resposta