Gemini for Home: novo assistente de voz da Google chega ao mercado

A Google apresentou o Gemini for Home, uma evolução do seu assistente de voz tradicional marcada por aplicações avançadas de inteligência artificial. A atualização promete redefinir a maneira como os usuários interagem com os dispositivos inteligentes nas casas conectadas.

A nova versão representa uma transição de um assistente simplesmente funcional para um sistema conversacional e integrado, capaz de compreender o que se passa na casa e quais são as prioridades dos usuários. Ela marca uma nova fase na qual a IA busca não apenas responder a comandos, mas entender o contexto, transformando dispositivos domésticos em parceiros proativos do dia a dia.

Conversas mais naturais
Até então, os comandos para casas inteligentes exigiam frases muito específicas e funcionavam como simples transações. Com o Gemini for Home, a proposta é tornar a interação mais fluida e parecida com uma conversa com um assistente humano.

A novidade inclui dez novas vozes com entonação e ritmo mais naturais.

Gemini for Home: novas vozes do assistente da Google

O assistente da Google consegue também manter o contexto de uma conversa, permitindo um diálogo realmente contínuo e fluido, sem que seja necessário repetir o que já foi dito. Por exemplo, após perguntar “Hey Google, minha lava-louças não está drenando, o que devo verificar primeiro?”, é possível continuar apenas dizendo “Hey Google, o filtro parece estar bom, o que devo verificar em seguida?”. O Gemini entende que o usuário ainda está falando sobre a lava-louças e não é preciso reiniciar toda a conversa.

De outra maneira, o assistente também pode conduzir conversas livres ou sessões de brainstorming. Quando o usuário quiser ter um diálogo ainda mais natural, basta dizer: “Hey Google, vamos conversar”, para falar com o Gemini Live. Agora, a palavra de ativação desaparece: o usuário pode falar, fazer pausas, interromper, mudar de assunto ou retomar a conversa, exatamente como faria com uma pessoa.

Além disso, o sistema responde a pedidos vagos porque entende o contexto humano. O usuário pode simplesmente descrever o que tem em mente como “Hey Google, toque a música do filme em que um grupo de operários de uma plataforma de petróleo vai para o espaço para explodir um asteroide” ou “Hey Google, toque um podcast recente com a participação de Sundar Pichai”. O Gemini vai entender o pedido e dar respostas alinhadas às intenções do usuário.

Automação e controles avançados
Uma das aplicações centrais dos assistentes inteligentes no ambiente doméstico é o gerenciamento de dispositivos da casa, e o Gemini for Home expande significativamente esta capacidade de controle e automação residencial.

Com a IA viabilizando uma compreensão maior dos comandos em linguagem natural dos usuários, a plataforma consegue entender comandos mais complexos, permitindo instruções combinadas como “apague todas as luzes, exceto as do escritório” ou “ligue as luzes da varanda e tranque a porta da frente ao pôr do sol”.

O gerenciamento de câmeras de segurança domésticas também se destaca. Agora, o assistente é capaz de interpretar o contexto dos alertas – por exemplo, identificando que “um entregador deixou um pacote na varanda” em vez de apenas sinalizar “movimento detectado”. Além disto, ele gera um relatório diário com os principais eventos registrados. E, caso seja preciso fazer uma busca nas gravações, o usuário pode fazer isto usando linguagem natural, com perguntas como “que horas as crianças chegaram em casa?” ou “a porta do carro ficou aberta?”.

Disponibilidade, assinatura e dispositivos
Além de estar disponível via aplicativo Android ou iOS, o Gemini for Home estará integrado nos dispositivos inteligentes com assistente de voz da Google. A linha atual de dispositivos inclui quatro modelos principais: as smart speakers Nest Audio e Nest Mini; o smart display Nest Hub, com tela de 7 polegadas; e o smart display Nest Hub Max, com tela de 10 polegadas e câmera integrada para videochamadas e reconhecimento facial.

O assistente será compatível com todos os modelos de smart speakers, smart displays, câmeras e campainhas fabricados pela empresa nos últimos dez anos. O acesso dos usuários começará por meio de um programa de pré-lançamento inicialmente disponível nos EUA, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Canadá.

Os recursos mais avançados como o Gemini Live, as notificações com tecnologia de IA, o Home Brief, a pesquisa no histórico de vídeos e a criação de automações com o Ask Home estarão disponíveis por meio da nova assinatura Google Home Premium, a partir de US$ 10 por mês, ou para quem já assina o plano Google AI Pro ou o Google AI Ultra.

Para mais informações sobre o Gemini for Home, consulte o artigo no blog da Google. Para mais detalhes sobre os dispositivos, consulte a Google Store em smart speakers ou smart displays.

Impactos no consumo de mídia
As smart speakers e smart displays são dispositivos importantes no contexto do consumo de conteúdo de áudio e vídeo no ambiente doméstico. Para o rádio, eles representam potenciais substitutos para os aparelhos de mesa na sala e na cozinha assim como para os rádios de cabeceira nos quartos.

Além disto, as novas capacidades do assistente de voz do Gemini for Home acrescentam a este cenário novas possibilidades que podem impactar fortemente a forma como consumimos conteúdo e como interagimos com as mídias. Em um universo sem fronteiras, o ouvinte irá navegar livremente entre diversas opções de conteúdo e formato que competem pelo seu tempo e atenção – isto inclui rádio, músicas, podcasts, entretenimento, notícias, atualidades, educação, conhecimento, serviços e etc. E com a disponibilidade do assistente também em aplicativos, os mesmos impactos alcançarão os smartphones.

Em um post em seu blog, a Google exemplificou 100 maneiras de usar o novo assistente de voz. Dentre elas, muitas estão relacionadas, de forma direta ou indireta, ao consumo de conteúdo, redefinindo formas de interação e a experiência do usuário. São exemplos das mudanças de paradigma no ambiente competitivo da indústria do conteúdo de áudio, que representam desafios e oportunidades de inovação de alcance estratégico, inclusive para o rádio tradicional.

Google e Amazon: a concorrência dos assistentes de voz
O Gemini for Home foi anunciado cerca de um mês depois da Amazon lançar a Alexa Plus, a nova versão da sua assistente de voz que, da mesma forma que a Google, oferece recursos avançados de inteligência artificial.

*Fonte: ZyDigital

Deixe uma resposta