Nova diretoria SINAPRO-MG para o triênio 2026/2028. Foto: Hannah Andrade/AMIRT
Evento realizado em Belo Horizonte, contou com a apresentação da nova diretoria e fez um balanço da atuação recente do Sindicato no mercado mineiro
O almoço da diretoria do Sindicato Nacional das Agências de Propaganda, capítulo Minas Gerais (SINAPRO-MG) 2025, realizado nesta terça-feira (16), em Belo Horizonte, reuniu agências de publicidade, anunciantes e representantes institucionais com o objetivo de apresentar a nova diretoria para o triênio 2026/2028, e compartilhar as programações da agenda do Sindicato para o próximo ano.
Para o diretor de Assuntos Institucionais do Sindicato, André Lacerda, o evento reafirmou o objetivo da instituição de atuar como conector entre os diferentes agentes do setor:
“O SINAPRO ele, na verdade, é um norteador das iniciativas de comunicação das agências de publicidade e também dos veículos de comunicação. Então, o SINAPRO ele é um integrador.”
Segundo ele, esse alinhamento é essencial para criar um ambiente de negócios mais saudável e competitivo no estado:
“É muito importante que as agências de publicidade estejam alinhadas com os objetivos comuns, para que a gente possa ajudar com que o mercado caminhe todo em uma direção desenvolvimentista e melhoria do ambiente de negócios.”
União do mercado



A importância do encontro também foi destacada pelo vice-presidente do Sindicato, Ricardo Melillo, que ressaltou a importância de colocar todas as áreas do setor de comunicação em sintonia. Para ele, a força do mercado está justamente na atuação conjunta:
“É só juntos que a gente se torna um mercado. Separado, nós somos meras empresas e, com essa pressão que a gente tem dentro do mercado, dentro das evoluções tecnológicas, dentro do conhecimento amplo, é só unidos que a gente tem um caminho comum, forte, mineiro e extremamente lastreado pela competência que a gente tem.”
Interior fortalecido
Durante a reunião, também foram abordadas iniciativas voltadas à valorização das agências do interior e à ampliação do diálogo entre os diferentes segmentos do setor. O diretor da agência Solis Propaganda, Tiago Fonseca, destacou avanços importantes nesse sentido:
“Hoje o SINAPRO é importante para, além de unir o nosso mercado, o SINAPRO faz uma diferença muito grande quando a parte é jurídica, quando a gente tem alguma necessidade de conectar com outras regiões.”
Ele também ressaltou a criação de projetos que ampliam a visibilidade da publicidade mineira:
“O prêmio de publicidade mineira […] vai dar espaço para as agências mostrarem seu trabalho, principalmente as agências do interior.”
Presença feminina e capacitação profissional
A nova composição da diretoria, com maior participação feminina até então, foi outro ponto de destaque do encontro. Reeleita para o Conselho Fiscal, Joelma Matos falou sobre a importância dessa representatividade:
“A presença feminina, a presença de mulheres na diretoria, e hoje somos três, ela abre novas perspectivas de pensamento.”
Ela reforçou ainda que a capacitação profissional segue como prioridade para a próxima gestão:
“O sindicato tem grandes projetos […] o SINAPRO aproximou, nessa nova gestão, da PUC, do meio acadêmico, e com isso trouxe workshops, treinamentos, e tem agora grandes projetos também para ainda este ano, não, em 2026, realizar novos treinamentos, envolvimento com o mercado, mas também com as novas gerações que chegam aí, precisando, sim, dessa aproximação com o mercado.”
Relevância e inovação na agenda 2026



Ao apresentar os principais eixos da agenda do SINAPRO-MG para 2026, o presidente Gustavo Faria destacou a busca por relevância como ponto central:
“O evento hoje trabalhou em cima de um pilar essencial para as agências, que é relevância.”
Segundo ele, o desafio agora é preparar as agências para as transformações do mercado, especialmente com a chegada de novas tecnologias:
“A gente precisa capacitar em funções, a IA vai criar novas funções, vai criar novos desafios e as pessoas precisam estar preparadas para isso.”
O presidente também enfatizou a importância das parcerias institucionais para fortalecer o setor:
“Ter a AMIRT ao nosso lado fortalece o nosso pleito, faz com que as nossas reivindicações sejam melhor recebidas.”
Ao final, a mensagem deixada aos comunicadores foi direta e provocativa:
“Sintam-se provocados, não durmam em berço esplêndido, não esperem que a mudança chegue para você mudar, comece a mudar agora.”
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