Durante muitos dias úteis, podemos nos perguntar se alguém está realmente ouvindo e o quanto o que dizemos realmente importa. Mas não em alguns dias. Quando o impensável acontece e a comunidade está em choque – seja um desastre natural ou causado pelo homem – todos os ouvidos se voltam para você.
Esta não será uma mudança como qualquer outra. É “negócios como sempre” e você precisa acertar.
Fornecer informações pertinentes e precisas pode fazer uma enorme diferença na trajetória de recuperação de quem busca orientação. O valor dessas informações é multiplicado se elas puderem ser transmitidas com uma rara combinação de competência e compaixão – uma tarefa nada fácil quando você também pode ser impactado pelo incidente. A confiança em você e em sua posição também pode estar em risco ou aumentada. Eles podem nunca esquecer sua mensagem. Você certamente não esquecerá.
Relatando as notícias reconhecendo o que aconteceu
Ao lidar com conteúdo profundamente emocional e perturbador, as pessoas reagem geralmente de duas maneiras previsíveis: ou evitam o conteúdo completamente, ou, devido ao seu próprio desconforto, usam palavras demais.
Uma estratégia básica para se comunicar com as partes interessadas após uma tragédia humana, uma emergência ou um incidente catastrófico é reconhecer a realidade do que aconteceu. Há três etapas claras nesse reconhecimento:
1) reconhecer o incidente usando palavras reais (mas não inflamatórias)
2) reconhecer o impacto do incidente sem assumir que é o mesmo para todos e
3) Resumindo, sem focar apenas em você, junte-se a eles.
Por exemplo, veja como essas etapas são usadas no cenário abaixo para contar uma história de forma controlada, direta e empática.
Ouvintes, gostaria de registrar o terrível incidente com tiroteio em nossa comunidade. Este ato de violência nos afeta a todos. Alguns de vocês podem ter conhecido os envolvidos, e isso é profundamente pessoal para vocês. Lamento muito relatar esta triste notícia. Alguns não tinham laços tão próximos, mas fazem parte desta comunidade e se preocupam com as pessoas cujas vidas foram mudadas para sempre. Esta emissora e eu nos unimos a vocês em tristeza e pesar. Vamos nos comprometer a apoiar os sobreviventes afetados por esta tragédia.
Frases importantes para fornecer instruções claras em emergências
- É importante monitorar as comunicações e seguir as instruções emitidas pelos profissionais de gerenciamento de emergências municipais, estaduais e/ou municipais.
- Reconheça que os gestores de segurança pública e emergências seguem rigorosamente as orientações dos Sistemas de Comando de Incidentes coordenados. Por favor, siga as instruções deles.
- Por favor, mantenha-se afastado da área afetada. Respeite o perímetro de segurança e permita que a equipe de segurança pública e de emergência circule livremente pela área afetada e desempenhe suas funções como socorristas.
- Preste atenção aos avisos para ficar em casa quando for instruído a fazê-lo por profissionais designados de segurança pública e/ou gerenciamento de emergências.
Palavras de conforto para reforçar a preocupação, a empatia e a compaixão
Não existem palavras mágicas para aliviar a dor. É importante incentivar a conexão e incentivar a comunicação com vizinhos e amigos para garantir que estejam bem. Uma maneira de construir resiliência coletiva é agir compartilhando cuidado e expressando apoio por meio de atos de gentileza aleatórios e não tão aleatórios em benefício dos outros. Lembre as pessoas de “procurar por ajudantes”.
Palavras adicionais para oferecer conforto incluem:
- “Sinto muito pelo que você perdeu.”
- “Não tenho palavras.”
- “Você não está sozinho. Estamos com você.”
- “Apoiamos todos os afetados”.
Uma palavra de cautela necessária: cuidado com os golpistas
Emergências e desastres despertam o melhor da maioria das pessoas. Infelizmente, algumas pessoas podem encarar o infortúnio como uma oportunidade para tirar vantagem da emergência ou do desastre em benefício próprio. Há inúmeros exemplos de golpes após crises comunitárias. As emissoras podem, com cautela, alertar seu público para ficar atento e desconfie de pessoas desconhecidas que buscam apoio para arrecadação de fundos ou oferecem inspeções gratuitas em casas, ou empresas danificadas. Lembre aos ouvintes que muitos municípios exigem licenças para empreiteiros, e autorizações provavelmente são necessárias para grandes projetos de demolição e reconstrução.
Autocuidado para promover a resiliência pessoal
Comunicar notícias ruins e tristes é um trabalho árduo. A tendência humana é aceitar isso como parte do trabalho. Dependendo do escopo, escala e intensidade do evento, ou se vizinhos, amigos ou familiares do apresentador foram afetados, essas tragédias podem atingir pessoas próximas.
É importante aprender e praticar técnicas de autocuidado para o seu bem-estar. Algumas delas incluem alimentação adequada, hidratação, exercícios, atividades ao ar livre, hobbies, voluntariado, cochilos e manutenção de conexões sociais.
Se você se sentir afetado pela sua experiência, procure ajuda com seu médico de atenção primária, um terapeuta, um religioso ou ligue, envie uma mensagem de texto ou converse com o 988, o Serviço de Atendimento a Suicídios e Crises. Buscar ajuda é um sinal de força.
Conclusão
As emissoras de rádio fornecem anúncios valiosos sobre segurança pública, incluindo mensagens enviadas pelo Sistema de Alerta de Emergência e pelo Sistema Integrado de Alerta e Alerta Público (IPAWS). Comunicar atualizações críticas sobre o clima e outros desastres naturais, incluindo informações sobre rotas de evacuação, abrigos e instruções das autoridades de gestão de emergências e segurança pública, é vital. Essas mensagens de notícias oportunas e precisas tornam-se inestimáveis, pois também transmitem esperança e humanidade por meio de preocupação, empatia e compaixão a uma comunidade enlutada.
Bob VandePol, MSW – fundador da VandePol Crisis Response Services, LLC em Holland, Michigan

Cal Beyer, CWP, NAC – palestrante e diretor sênior de Locais de Trabalho Seguros no Projeto SAFE (Stop the Addiction Fatality Epidemic)

*Fonte: Rádio INK