Quanto as preferências por dispositivos mudaram em cinco anos quando se trata de streaming de rádio AM/FM? De acordo com dados do Share of Ear de 2025 da Edison Research, os alto-falantes inteligentes continuam sendo a porta de entrada digital mais popular para o rádio, à medida que a posse de dispositivos atinge a saturação.
Conforme compartilhado pela Audacy, a Edison descobriu que, para AM/FM, os minutos de streaming em alto-falantes inteligentes aumentaram 73% desde 2020. Em comparação, as TVs conectadas aumentaram 23%, os celulares aumentaram 8% e a audição em desktops ou laptops caiu 31%.
Essa migração reflete a conveniência de ouvir música em casa e a normalização dos dispositivos ativados por voz. Com as rádios promovendo cada vez mais a ideia de “basta pedir ao seu alto-falante inteligente para nos tocar”, a curva de adoção se inclinou a favor das gerações mais velhas, que podem não ser tão voltadas para dispositivos móveis quanto os ouvintes mais jovens, mas adotaram os dispositivos domésticos conectados.
A análise geracional de Edison explica mais.
Em alto-falantes inteligentes, os Boomers lideram com 38% do total de minutos de audição, superando por pouco a Geração X com 36%. Os Millennials representam 17% e a Geração Z, apenas 9%. Em 2025, o número de lares nos EUA com um alto-falante inteligente deverá chegar a 75%. Menos da metade dos lares americanos tinha um alto-falante inteligente em 2020.
A Geração X mantém um domínio firme no streaming em desktops e laptops, responsável por 53% do total de minutos. A geração Y fica atrás, com 23%, enquanto os baby boomers representam 13% e a Geração Z, 11%. Esse padrão reflete comportamentos no local de trabalho estabelecidos décadas atrás, com AM/FM frequentemente transmitidos em mesas durante o horário de trabalho.
Os hábitos da Geração Z são moldados por vídeos e tecnologias conectadas. Eles representam 38% de todo o streaming AM/FM de TV conectada, ligeiramente à frente da Geração X, com 37%. Boomers e Millennials ficam atrás, com 14% e 11%, respectivamente. Dados da Edison sugerem que o público mais jovem costuma consumir áudio em espaços compartilhados, onde as TVs conectadas também funcionam como centros de entretenimento.
A audição móvel, por outro lado, é distribuída uniformemente entre as gerações. Os baby boomers (30%), a Geração X (29%) e a Geração Z (27%) detêm participações semelhantes, enquanto os millennials constituem o menor grupo, com 14%. Essa distribuição uniforme destaca que os dispositivos móveis continuam sendo um ponto de acesso universal, mas seu crescimento não é tão explosivo quanto o de outras categorias.
Os dados da Edison surgem após o relatório Advertising Landscape 2025 da Sounds Profitable constatar que o streaming AM/FM agora é considerado mais confiável e autêntico do que sua versão aberta. Embora ambos ofereçam o mesmo conteúdo, 51% dos usuários de streaming AM/FM Prime disseram que a programação é “geralmente factual e precisa”, em comparação com 47% da TV aberta. O streaming também superou em credibilidade de anúncios, com 48% dos usuários acreditando que os anúncios que ouvem são verdadeiros, contra 47% da TV aberta.
*Informações: Cameron Coats via RadioINK