Cannes Lion Road Show apresenta tendências globais e inspira mercado mineiro de comunicação

O Sinapro-MG, em parceria com a PUC Minas, promoveu, nesta quarta-feira (08/10), o Cannes Lion Road Show, para apresentar as tendências, insights e cases mais comentados do maior festival de criatividade do mundo. O evento contou com as análises do especialista em Cannes Lion, Alexis Pagliarini, além da participação especial de Adriana Machado, presidente da Tom Comunicação.

O presidente do Sinapro, Gustavo Faria, explicou o propósito do encontro. “O Cannes Lion é um momento que a gente pode trazer para o mercado mineiro todas as discussões que estão acontecendo no mundo. Nesse contexto que a gente vive hoje no mercado publicitário de Minas Gerais, de constantes debates, questionamentos, ressignificações, a gente trazer o que o mundo está pensando, do contexto cultural, do contexto publicitário, ajuda a gente a entender para onde nós estamos indo como sociedade moderna e começar a fazer interpretações nossas, para a gente entender como o mercado publicitário de Minas Gerais, o Estado de Minas Gerais como um todo, pode se colocar nesse mundo em constante movimento.”, comentou.

Ele destacou a importância de promover espaços de discussão sobre o futuro da comunicação e o papel das entidades representativas no fortalecimento do setor. “É importante o Sinapro e as associações parceiras, como a AMIRT, a própria PUC, se colocarem nesse debate para ajudar a construir esse caminho com princípios éticos, princípios sociais, princípios desenvolvimentistas, para que todo mundo possa se beneficiar disso”, declarou Faria.

Gustavo Faria, presidente do Sinapro-MG. Foto: AMIRT

Gustavo Faria também ressaltou o valor da troca entre o mercado e o ambiente acadêmico, para que todas possam debater e refletir juntos sobre as mudanças da área. “O mercado de comunicação é muito efêmero, ele se movimenta muito rápido. Então, essa junção de alunos, que estão aprendendo coisas novas, trazendo uma cultura nova, com um mercado que já está estabelecido, mas que precisa quebrar ideias para continuar aprendendo, continuar se construindo para o futuro, se faz bastante frutífera”, afirmou.

Alexis Pagliarini, analista do Cannes Lion e apresentador do road show, explicou que todo ano o festival publicitário traz inovações e temáticas para refletir. Nesse contexto, ele destacou que as questões relacionadas à inteligência artificial tem sido bastante abordadas: “Eu acho que a gente tem que ter a devida noção de que o homem está no comando. O humano tem características que a máquina jamais poderá absorver. Nós sentimos, nós temos emoção. Como eu disse agora há pouco, a máquina não consegue sentir o aroma de um bolo de fubá sendo preparado no cafezinho que acabou de ser passado, a máquina não consegue sentir essas emoções mais sutis, ela só entende aquilo que nós humanos imputamos, aquelas informações que nós passamos. Então, temos que ter essa devida percepção”, argumentou.

Alexis Pagliarini, especialista em Cannes Lion.
Fotos: AMIRT

Ele destacou que apesar disso, outra questão chamou sua atenção no Cannes Lion: “Mas uma coisa que me marcou muito, que eu até estou refletindo nessas apresentações aqui, é esse resgate da verdade. Isso, para mim, é a coisa mais importante que a gente tem que extrair num festival como esse. Num mundo que a gente está assolado por fake news, assolado por versões e narrativas de todos os lados, eu acho que quem conseguir se apropriar da verdade, vai fazer boas campanhas, vai fazer boa comunicação de marketing, vai poder se destacar nesse emaranhado de fake news e de narrativas falsas por aí”, explicou Pagliarini.

Pagliarini deixou um conselho para os profissionais que desejam ascensão na carreira. “Eu acho assim, [o segredo é] nunca perder a curiosidade, tentar não se acomodar com o que tem. E coragem, a coragem de fazer algo que realmente saia do lugar-comum. Fazer as coisas que todo mundo já fez é confortável, não tem risco, mas assim você não sai do lugar”, finalizou.

Adriana Machado também comentou sobre o que aprendeu de mais valioso durante o festival. “O que Cannes mostra para a gente é o poder da criatividade, da imaginação, para resolver problemas das empresas, de negócios, das organizações. [Nos mostra] como esta é uma habilidade, uma capacidade que profissionais criativos e preparados têm, não só de produzir uma campanha bacana ou criativa, ou engraçada, ou bem sacada, mas como essa imaginação, essa criatividade, aliada a um preparo de quem sabe ler os dados, colher deles insights importantes, formular bem problemas, entender emoção e reação das pessoas e como isso pode ser usado na solução de problemas de negócios, na solução de problemas da sociedade e das organizações”, afirmou.

Alexis Pagliarini e Adriana Machado.
Fotos: AMIRT

Por fim, Rodrigo Fortini, assessor da Pró-Reitoria Adjunta da PUC Minas valorizou a realização do evento, destacando que o feedback positivo dos alunos é instantâneo. “Essa parceria com o Sinapro, trazendo cada vez mais o mercado publicitário para dentro da universidade, para a gente é fundamental, porque os alunos começam a entender o funcionamento do dia a dia do mercado, eles começam a ter conexões, networking mesmo, estar ombro a ombro ali com outra pessoa, que já é um profissional que tem, sei lá, 5, 10, 15, 20 anos de experiência, e participar dos debates mais contemporâneos que a gente tem no mercado publicitário. Então, nesse caso, que a gente trouxe o road show de Cannes, através do Sinapro, os alunos têm contato com o que é de ponta no mercado publicitário mundial, aqui dentro da universidade”, concluiu.

Gustavo Faria, Alexis Pagliarini, Adriana Machado e Rodrigo Fortini. Foto: AMIRT

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