Cemig alerta sobre os principais cuidados com a rede elétrica durante os ensaios e desfiles de pré-carnaval

Imagem: Ravena Rosa/Agência Brasil

Ensaios e eventos de rua ampliam riscos e exigem planejamento e atenção redobrados

O carnaval será apenas em fevereiro, porém, foliões de várias cidades já entraram em clima de festa com ensaios de blocos, trios elétricos e demais eventos carnavalescos. A Cemig ressalta que, em dias de folia, é essencial redobrar a atenção e os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes.

Para garantir que todos estejam em segurança, a Cemig traz uma série de orientações relacionadas à circulação de trios elétricos, à manipulação de cabos e ao uso de adereços próximos à fiação.

Dentre as medidas para evitar acidentes com a rede elétrica, estão:

Não se aproximar de fios partidos:
Durante o período chuvoso, aumentam as ocorrências envolvendo fios partidos, seja por quedas de árvores, descargas atmosféricas ou colisões de veículos. Nesses casos, a orientação é clara: não se aproxime. A recomendação é acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia, e aguardar a chegada das equipes técnicas.

Não realizar levantamento de fios:
O gerente de Saúde e Segurança Corporativa da Cemig, José Firmo do Carmo Júnior, pontua que o planejamento dos eventos precisa considerar, desde o início, as condições da rede elétrica nas vias por onde os blocos irão circular.

Para permitir a passagem de trios elétricos, o levantamento de fios torna-se comum durante o período de carnaval. Entretanto, trata-se de uma prática criminosa que coloca vidas em risco, José Firmo explica que a ação pode alterar a tração nominal dos postes, os quais podem já estar comprometidos e o esforço adicional pode provocar a queda da estrutura, com risco de acidentes graves.

Serpentina metalizada é proibida em Minas Gerais:
A serpentina metalizada contém metal em sua composição e, por isso, é um excelente condutor de eletricidade. Firmo reforça que, quando arremessada em direção à rede elétrica, pode causar curto-circuito, provocar acidentes graves e até interromper o fornecimento de energia.

A Lei n.º 20.374/2012 proíbe a produção, distribuição, a comercialização e a utilização, no estado, de serpentinas metalizadas destinadas a festejos e produtos similares.

Estabelecimentos que descumprem a legislação estão sujeitos a multas, além de penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Em caso de emergência:
Em situações de risco iminente ou acidentes, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).

Deixe uma resposta