Com atuação rápida e reforço de equipes, a Cemig deu uma rápida resposta nos atendimentos após a tempestade que atingiu belo Horizonte no fim de semana. Foto: Cemig/Divulgação
Desde a última sexta-feira (12/12), tempestades típicas desta época do ano tem castigado diversas regiões de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, que teve as Regionais Pampulha e Venda Nova fortemente atingidas por uma chuva intensa na madrugada de sábado (13). O fenômeno climático chegou com muita chuva, acompanhada de ventos de até 60km/h e cerca de 400 descargas atmosféricas, que provocaram dezenas de quedas de árvores, objetos lançados à rede, entre outras ocorrências.
Dessa forma, a rede elétrica da Cemig sofreu danos severos, com dezenas de postes quebrados, centenas de metros de cabos partidos, além de equipamentos inutilizados com a força das quedas das árvores. Já nas primeiras horas de sábado, logo após a tempestade, a Cemig já havia iniciado a atuação com reforço de equipes, de forma a atender as demandas no menor tempo possível, apesar da grande complexidade dos danos provocados pela ação da chuva.
E ao longo do dia, cerca de 300 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas, foram empenhados diretamente nos reparos e operação do sistema elétrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Dessa forma, dos 87 mil clientes que ficaram sem energia durante a tempestade da madrugada, por volta do meio-dia do dia 13/12, mais de 50% já estavam com o serviço restabelecido. Em torno das 17h, o número de unidades sem energia já havia reduzido para 28 mil, ou seja, pouco mais de 30% da quantidade inicial.


Os trabalhos continuaram de forma ininterrupta e ontem, domingo (14/12), em torno de 18h, a região da Pampulha, a mais afetada, registrava cerca de mil clientes ainda impactados com a falta de energia.
Segundo William Alves, superintendente de Operação e Segurança da Distribuição da Cemig, essa evolução rápida só foi possível devido à preparação prévia e aos planos de contingência da companhia, além do importante investimento em resiliência da rede elétrica.
“A tempestade chegou muito forte, como é característica do verão, que inicia nos próximos dias. Dessa forma, a Cemig já tem um plano de contingência muito bem-preparado, que conta com equipes em regime de sobreaviso, equipamentos reservas disponíveis, entre outras ações prévias, que nos possibilita um tempo de resposta muito ágil e em condições de baixar rapidamente o número de clientes desligados”, afirma o especialista em operação da Cemig.
Restante de Minas Gerais
Além de Belo Horizonte, outros locais na área de concessão da companhia também foram atingidos por fortes chuvas desde a sexta-feira, principalmente Ipatinga, no Vale do Aço, e varginha, no Sul de Minas.
“Como este ano implantamos a regionalização da Distribuição da Cemig, com as superintendências locais, ficou muito mais rápido o nosso poder de ação e resposta, pois os recursos de equipe, materiais e veículos localizados regionalmente são alocados primariamente como reforço nas regiões afetadas, de forma que a atuação cria forças-tarefas que atuam de forma intensiva e resolvem os serviços emergenciais e mais complexos com celeridade, religando grandes blocos e diminuindo muito rapidamente o número de clientes desligados”, completa William Alves.


