Foto: Reprodução/Internet
A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) elegeu, nesta terça-feira (16/10), a nova diretoria para o triênio 2026/2028. A eleição foi realizada de maneira remota e consagrou Guliver Leão como presidente da entidade.
Atualmente, 15 sindicatos congregam a Federação, que trabalha na representação, coordenação, proteção e defesa da categoria econômica das empresas de rádio e televisão, atuando exclusivamente nos âmbitos trabalhista, sindical e de formação profissional.
Guliver Leão explicou que o sindicato também tem função de orientar como os empresários devem agir, possibilitando a troca de experiência, principalmente em relação às práticas de convenções coletivas de trabalho em vários estados brasileiros.
“Isso serve para que gente ter uma certa normalização, para evitar que diferentes regiões tenham tratativas diferentes naquilo que se refere a direitos e vantagens sociais nas relações trabalhistas”, declarou o presidente.
Segundo Leão, uma das grandes bandeiras da federação aconteceu há alguns anos. “Nós conseguimos fazer uma alteração substancial na carreira do radialista em termos de funções, que a gente tinha mais de 90 funções e nós colocamos pouco mais de 20 funções.”
O presidente eleito também explicou quais são as prioridades da gestão para os próximos anos. “A federação pretende, dentro daquilo que é o seu limite de competência de relações sindicais e relações trabalhistas, procurar um ambiente mais harmônico possível no que se refere a essas relações entre capital e trabalho.”
No âmbito das assimetrias regulatórias em relação às big techs, Guliver destacou seu ponto de vista. “O mais importante agora é a gente ter uma visão mais atualizada de como funciona o sistema de radiodifusão no Brasil. A gente não pode estar preso a determinadas regras, e principalmente, concorrendo com as big techs, que não tem nenhum tipo de registro, nenhum tipo de obrigação e concorrendo em condições de igualdade”, pontuou
CNSC
A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) também é um dos pilares da Confederação Nacional de Comunicação Social (CNCS), juntamente com a Federação Nacional de Jornais e Revistas (Fenajore) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro)
Com uma base com mais de 40 sindicatos, o sistema formado por essas instituições defende a melhoria no ambiente de negócios das empresas representadas em todo o território nacional, fundamentada no princípio do associativismo.
Chapa eleita


