Plano de contingência da Cemig reforça atendimento durante tempestades em Minas Gerais

Imagem: Cemig divulgação

Em período de chuvas extremas, força operacional pode ser ampliada em até 83%

Durante o verão, os eventos climáticos como tempestades e descargas elétricas se intensificam e afetam o fornecimento de energia. Para garantir a continuidade do serviço, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforçou seu plano de contingência.

A Companhia conta com os centros de Operação da Distribuição (COD) e de Serviços Integrados (CSI), os quais atuam diretamente no restabelecimento de energia em toda área de concessão em Minas Gerais. Os dois centros funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, integrando informações de sistemas automatizados, imagens de satélite, previsão meteorológica, sensores de diversas naturezas e registros das equipes de campo. Qualquer oscilação ou falha é visualizada instantaneamente pelos operadores.

Ampliação da força operacional
Segundo a Cemig, normalmente, o COD e o CSI contam com, aproximadamente, 130 profissionais dedicados à operação e ao atendimento. Em período de chuvas severas e ventanias acima de 100 km/h, a força operacional pode ser ampliada em até 83%, podendo ser mobilizados cerca de 250 colaboradores, entre engenheiros e técnicos.

A companhia possui 606 bases descentralizadas em sua área de concessão, que permitem resposta rápida em qualquer região. Em dias normais, conta com aproximadamente 2.850 colaboradores em campo e na retaguarda. No período de chuva, o número sobe para 3.300 profissionais, em casos extremos, 8.500 podem ser escalados.

“Esse reforço garante que equipes estejam distribuídas estrategicamente em todo o estado, prontas para executar manutenções emergenciais, recompor rede danificada, operar equipamentos automatizados e restabelecer o fornecimento com rapidez e segurança”, destaca o engenheiro do CSI, Guilherme Gonçalves Maia.

*Reportagem produzida com colaboração da Cemig

Deixe uma resposta