Em comemoração ao Dia do Rádio no Brasil, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) juntamente com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG) irão promover, no dia 30 de setembro, o evento dos 103 anos do rádio, que este ano acontece no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 15.101/2025, que oficializou o dia 25 de setembro como Dia do Rádio no Brasil. A data homenageia o nascimento de Edgar Roquette Pinto, comunicador responsável pela primeira transmissão ocorrida no Brasil e que fundou a primeira emissora oficial de rádio, a atual Rádio MEC.
A data celebra a relevância e a credibilidade do meio, especialmente no Brasil, onde 79% da população escuta rádio regulamente, segundo dados da pesquisa Inside Áudio 2024 da Kantar IBOPE Media.
Programação
Na programação do evento estão previstas palestras com temas diversos, como a relevância regional do rádio, as transformações no consumo de mídia, além de estratégias de posicionamento de marca e tendências da comunicação multiplataforma.
Até o momento, os palestrantes confirmados são: Felipe Nunes, sócio-fundador da Quaest; Marina Alves, jornalista especialista em marketing e branding, e Tunico Alves, presidente do MídiaCom MS.
O presidente da AMIRT e do SERT-MG, Mayrinck Júnior, explicou o propósito do evento: “O Dia do Rádio é uma oportunidade de mostrarmos para todos o rádio atual, moderno e dinâmico, que ganhou audiência, em detrimento de outras mídias. O rádio tem uma credibilidade inabalável e pode distribuir conteúdo para todas as plataformas consumidas atualmente”, destacou.
Mais informações serão divulgadas em breve nos canais da AMIRT.