Nesta terça-feira (24), o Governo de Minas lançou uma campanha nacional de promoção da Cordilheira do Espinhaço. As ações serão conduzidas pelas Secretarias de Estado de Cultura e Turismo e de Comunicação, Secult e Secom, respectivamente, em parceria com os 172 municípios da Cordilheira e as 22 Instâncias de Governança Regional (IGRs).
A iniciativa celebra também os 20 anos do reconhecimento da região como Reserva da Biosfera da UNESCO. A única cordilheira do país, território onde nasceu o barroco mineiro, e que abriga um dos maiores patrimônios naturais e culturais das Américas, passa agora a ser elevado como um dos grandes ícones do turismo de experiência em Minas Gerais.
O Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, ressaltou a abrangência do turismo mineiro, acolhendo públicos diversos, além de ter atrações para todas as estações do ano. A Cordilheira do Espinhaço, que tem 1.200 km de extensão, e percorre Minas Gerais de Norte a Sul, é um dos exemplos.
“Nós temos um produto capaz de oferecer cachoeira, pesca, náutico, porque nós temos represas e lagoas lindas, no inverno e no verão. O importante é a gente pensar que a Cordilheira do Espinhaço é o maior destino em Minas Gerais, junto com a Mantiqueira de Minas e o Caparaó, de inverno também”. destacou o secretário. Leônidas afirmou ainda que os investimentos para o projeto serão de mais de R$ 1 milhão.

Nova marca do Espinhaço
Durante o evento, a secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, apresentou uma nova marca que promoverá a Cordilheira do Espinhaço como destino turístico. Toda a identidade, elaborada pela Secom, será de uso livre.


Segundo Bárbara, o grande desafio na elaboração da marca foi encontrar um ponto de encontro entre os 172 municípios tão diversos, já que cada um tem suas particularidades. “É uma marca de todo mundo, uma marca para ser perene, para que ela não fique vinculada a um mandato, a um governo. Ela é do estado de Minas Gerais, ela é dos mineiros”, enfatizou.
A secretária adjunta de comunicação explicou todo o conceito da logomarca, destacando que o design expressa imponência sem perder a precisão dos detalhes.
“A marca do Espinhaço, ela evoca a força imponente e a riqueza natural da única cordilheira do Brasil, que se estende por mais de 1.100 km de biodiversidade, história e cultura. Ela representa o encontro entre a terra bruta e a elegância do tempo. Uma coluna vertebral que sustenta ecossistemas, tradições e territórios. Ela é grandiosa como as montanhas, detalhistas como os veios da pedra, sofisticada, mas enraizada e atemporal, como os próprios relevos”, explicou Botega.
Entre as ações da Secom e Secult estão previstas campanha nas redes sociais, vídeo promocional, press trip com jornalistas e formadores de opinião e campanha em feiras de turismo nacionais e internacionais
O prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto, destacou a importância da campanha da Secretaria de Cultura e Turismo. “A gente está muito feliz de participar desse momento e tendo a certeza que a integração dos prefeitos, com o Governo do Estado e com o trade turístico de Minas Gerais vai fazer com que essa Cordilheira do Espinhaço seja um dos destinos mais visitados do mundo aqui em Minas Gerais e também na Bahia” afirmou.
Ele enfatizou também a relevância do turismo para a economia local: “O turismo é uma grande fonte de geração de receita, de emprego e de renda para a nossa população. Então, a gente está muito empenhado nisso, para fazer com que o turismo gere emprego, gere renda, ainda mais para nós, que somos uma cidade mineradora. Então, a gente precisa de pensar em diversificação econômica e o turismo é a nossa principal bandeira para a gente diversificar a nossa economia e a cordilheira do Espinhaço se torna o nosso principal produto, porque todos os nossos produtos, como a cachoeira do Tabuleiro, as nossas cachoeiras, a nossa cidade tricentenária, a nossa culinária, está dentro desse contexto de integração da cordilheira do Espinhaço” pontuou Otacílio Neto.
Nesse contexto, o secretário de Turismo de Conceição do Mato Dentro, Gustavo Meijon Campos, explicou ainda sobre o projeto da Estrada Cênica. Para desenvolver o turismo, precisa desenvolver uma região. Foi feito um estudo com a empresa Ergo Estrategy Group, uma empresa internacional, e eles focaram no eixo logístico do turismo, que conecta Lagoa Santa a Diamantina, então são 11 municípios que se conectam com o conceito de Estrada Cênica. O que é Estrada Cênica? É uma estrada estruturada para receber o turismo e com a beleza cênica, obviamente. São uma infinidade de atrativos, que vão desde sítios arqueológicos, a parte histórica e cultural, muita natureza e muita cachoeira, como todo o Espinhaço”, esclareceu.


O prefeito de Ouro Branco, Sávio Fontes, também reforçou a importância de promover o turismo da região do Espinhaço. “A gente tá aqui representando a cidade de Ouro Branco, com muito orgulho e muita satisfação. É muito importante essa data, porque através de todo esse acervo das cidades que são envolvidas, que são limites com a Cordilheira, a gente pode criar um produto turístico, gastronômico e cultural muito importante para estado e fortalecer mais um destino turístico de Minas e também das nossas cidades.”
Protocolo de intenções
Na ocasião, os prefeitos dos municípios de Botumirim, Bocaiuva, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina também discutiram um protocolo de interesse para formação de consórcio intermunicipal com o objetivo de realizar o desenvolvimento turístico da Cordilheira do Espinhaço de forma integrada nos municípios consorciados.

“O consórcio de turismo é pioneiro aqui em Minas Gerais e tem como objetivo agregar os municípios e otimizar os recursos para que o destino Cordilheira do Espinhaço seja mais bem estruturado e claro, com a parceria do estado, que vai fazer a promoção e contribuir para a estruturação do destino. As prefeituras são fundamentais junto com trade turístico. Um consórcio serve para isso, para trabalharmos em harmonia, para atingir um objetivo, que é o fomento ao turismo”, explicou Leônidas de Oliveira.
O evento contou com a presença de dezenas de autoridades, entre parlamentares, representantes do Ministério Público, do Sebrae Minas e de Instâncias de Governança Regional.
Confira o vídeo: