A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) realizou, nesta segunda-feira (15), o último encontro da diretoria de 2025, reunindo radiodifusores de todo o estado e nomes importantes da comunicação, como o presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, e o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram.
Durante a reunião, o presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, fez um balanço da radiodifusão ano de 2025 em Minas Geras e destacou o ano positivo para o setor. “[Foi] um ano excelente, onde o rádio e televisão tiveram muitas conquistas. Tivemos uma evolução da TV, a TV 3.0, que nos próximos 10 anos vai se consolidar, vai ter uma evolução. O rádio teve conquistas na área eleitoral, na área tributária e na legislação. Só notícias que são relevantes para o meio. [O rádio é] um veículo que, novamente em 2025, consegue aumentar sua audiência, ter uma capilaridade ainda maior com as multiplataformas e com a credibilidade. Então o rádio está vivendo uma era de ouro, novamente”, afirmou.


O presidente também comentou sobre as perspectivas para a radiodifusão nos próximos anos, destacando que além da TV 3.0, que deve começar a ganhar espaço em 2026, o rádio hibrido é outra grande aposta. “Eu acredito que o rádio híbrido, nos próximos 3 a 5 anos, vai ser uma outra revolução para o rádio.”
ABERT: Avaliação do setor em 2025 e perspectivas para 2026
Entre os avanços que marcaram a radiodifusão brasileira em 2025, o presidente-executivo da ABERT, Cristiano Flôres, apontou a TV 3.0 como um salto tecnológico significativo para o setor, além disso, ele também citou avanços regulatórios.
“Foi um ano positivo, muito desafiador. Tivemos alguns avanços no que diz respeito à redução de assimetria regulatória com as plataformas digitais. A gente primeiro falou muito numa decisão do Supremo Tribunal Federal, que trouxe um regime de responsabilidade para essas plataformas. Depois tivemos a aprovação de alguns projetos de lei relativos ao setor, como o Estatuto da Criança e Adolescente no ambiente digital, que busca criar regras mais claras de proteção à criança nesse universo”, comentou.


Cristiano Flôres também ressaltou que o rádio será uma prioridade da ABERT em 2026. Ele explicou o que foi feito antes de planejar as ações da entidade. “A ABERT fez uma reunião da Câmara de Rádio, do Conselho Superior, uma reunião com os presidentes de associações estaduais para entender as necessidades do rádio, o que a gente precisa como setor, como indústria desenvolver, para que a gente dê uma atenção muito especial e efetiva ao rádio para 2026, com esses demais desafios.”
O presidente da associação nacional também comentou outros tópicos que devem ser relevantes para a ABERT no próximo ano. “Produção de dados, eu colocaria isso na agenda, com uma bela divulgação, para que a gente crie as narrativas necessárias e verdadeiras sobre o impacto e a relevância do nosso meio junto à população e seus hábitos de consumo. Muito debate sobre metrificação de audiência, para a gente criar um regime igualitário entre players digitais e players do mercado tradicional. A gente precisa criar regras uniformes para todos”, pontuou Cristiano Flôres.
Atuação da Anatel em 2025
O superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram, também falou sobre as maiores conquistas da agência reguladora neste ano. “Tivemos grandes avanços para a radiodifusão ao longo de 2025. Conseguimos fazer diversas consultas públicas para os planos básicos, garantir o espectro, que é o grande ouro para a radiodifusão, garantir os canais para a radiodifusão, em especial os canais que vão vir para a TV 3.0. Conseguimos avançar no que diz respeito ao Brasil Antenado e o Seja Digital. Fechamos o ano praticamente com o projeto das TV KU finalizado, 5,3 milhões de kits de banda KU distribuídos no Brasil, dando aos brasileiros acesso à radiodifusão aberta e gratuita”, enfatizou.


Caram ressaltou ainda a confiança dos brasileiros no rádio e na TV. “A população brasileira vê a radiodifusão, a mídia, como um instrumento de autenticação, de veracidade das informações. É o cheque da veracidade das fake news. As pessoas confirmam aquela informação nas mídias tradicionais. Então, isso foi mostrado nas pesquisas e isso dá credibilidade para a radiodifusão brasileira. Essa é a grande conquista de 2025: mostrar que a radiodifusão brasileira está forte, está crescendo. São mais de cinco horas de consumo de ar do brasileiro no rádio, na TV, num canal de rádio, num canal de TV. Então, temos que continuar esse apoio, políticas públicas vão continuar fortalecendo a radiodifusão brasileira”, concluiu.
Almoço da diretoria
No mesmo dia (15/12), foi realizado o almoço anual da diretoria da AMIRT, que também contou com a participação de representantes de diversas entidades parceiras da Associação, como SENAI, AMM, CDL-BH, Sinapro-MG, SINDIJORI-MG, Copasa, Cemig e Governo de Minas.
Na ocasião, a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, reiterou a parceria com a Associação e anunciou que a diretoria da Companhia aprovou a renovação do contrato de credenciamento entre AMIRT e Cemig.
Recém-empossada no cargo, a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Comunicação Social de Minas Gerais (Secom-MG), Cássia Ximenes, destacou a expectativa de fortalecer o diálogo com o setor. “Estar na Secom para mim é uma felicidade desse momento e eu espero realmente que essa parceria possa fazer a diferença para o mercado.”



A Superintendente de Comunicação da Copasa, Lucélia Morioka, elogiou a gestão da AMIRT e celebrou que as demanda da Associação estejam todas atendidas. ”O meu apreço e o meu carinho pela AMIRT vem desde a primeira semana dentro do Governo de Minas. Eu sempre brinco que vocês têm aqui, nessa diretoria da AMIRT, um grande representante dos pleitos de rádio e TV. Zeramos os pleitos da AMIRT com a parceria da Secom e do Governo de Minas, junto com a Cemig e a Copasa. Então, o meu desejo é que de 2026 continue zerado esse pleito, e que a nossa parceria sempre continue”, finalizou.
Os encontros marcaram a celebração de 2025 para a radiodifusão e reafirmaram o compromisso da AMIRT de seguir atuando em defesa das pautas da comunicação em 2026.
Confira o vídeo:

